sábado, 22 de junho de 2013

Mais dois locais públicos com internet wireless em Novo Hamburgo

Em abril comentei sobre o início dos serviço de internet wireless gratuito oferecido no Centro de Novo Hamburgo, promovido pela prefeitura em parceria com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID).


A ideia é fazer com que a conexão esteja disponível em diversos pontos da cidade, por isso, a cerca de duas semanas, na tarde do dia 09 de junho, o sinal foi habilitado em mais dois pontos; a Praça 20 de Setembro, também no Centro da cidade, e no Parque Henrique Luiz Roessler, mais conhecido como "Parcão", localizado no bairro Jardim Mauá.

Conforme a secretária da SETID, Márcia Schüler, o projeto foi possível a partir da instalação de um anel de fibra ótica que percorre a cidade, na extensão de 28 quilômetros, partindo de um investimento de R$ 1.284.777,15 reais.

Fonte: Jornal NH

sábado, 15 de junho de 2013

Quem aí já jogou Contra?

 
Um dos melhores games pra Arcade e mais tarde com versão pra Nintendinho:


Não é porque o "piazito" do vídeo aí comentou, mas pra mim Contra também está entre os jogos que mais marcaram minha trajetória nos vídeo games, jogando a versão lançada para o console da Nintendo, em uma alusão a distribuição, rodando no meu bom e velho Dynacom.

Fonte: Canal Assopra Fitas no YouTube

quinta-feira, 13 de junho de 2013

A vida baseada em um tablet

Eles chegaram como quem não queria nada e estão tomando conta do pedaço. Os preços estão cada vez menores e os dispositivos oferecendo mais recursos a cada lançamento, ao ponto que estão mudando os padrões da sociedade:

clique na imagem para ampliar

E você, já está lendo essa postagem em um tablet ou ainda no velho desktop da sala de estar?

: P

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Arquitetura CISC vs RISC

No ano passado, na disciplina sobre Arquitetura de Computadores na faculdade, além do trabalho baseado nos supercomputadores, conforme comentei na época através dessa postagem, ocorreu um segundo trabalho, no qual cada grupo desenvolveu sua pesquisa baseada em um determinado assunto relacionado a área de estudos.

Um dos grupos falou sobre processadores CISC (Complex Instruction Set Computer ou computador com um conjunto completo de instruções) e RISC (Reduced Instruction Set Computer ou computador com um conjunto reduzido de instruções). Basicamente essas duas nomenclaturas fazem referência as arquiteturas dentro das quais os processadores foram constituídos a partir da necessidade de implementação e evolução desses componentes nos computadores.

 
A apresentação desse grupo chamou bastante atenção, principalmente pelo vídeo produzido pelo colega Ismael Muller, um dos integrantes envolvidos, explicando os conceitos e diferenças entre essas duas arquiteturas:


Para mais detalhes sobre o assunto, indico esse artigo.

O amor está no ar


Uma simbólica homenagem ao Dia dos Namorados!

sábado, 8 de junho de 2013

Análise do Motorola Razr D1

O Motorola Razr D1 é um modelo de baixo custo, classificado como um smartphone de entrada quando comparado com outros modelos que também rodam Android, lançado com exclusivamente no Brasil, em março desse ano, acompanhado do seu "irmão" mais parrudo, o Razr D3.

 
Equipado por um processador ARMv7 com um núcleo de 1 GHz, 1 GB de memória RAM, display de 3,5" com resolução de 320 x 480 pixels, Wi-Fi, bluetooh, GPS, rádio FM, bateria de 1785 mAh, armazenamento interno de até 2 GB (com possibilidade de expansão através de um cartão micro SD), câmera traseira de 5 MP, e suporte para dois SIM cards, rodando Android Jelly Bean na versão 4.1.2, contando com a garantia da própria Motorola ao suporte para a próxima versão do sistema, a 4.2. Os preços variam entre R$ 439 e R$ 539 reais, dependendo da versão.

É um aparelho fino e leve, medindo 5,9 cm (largura), 11 cm (comprimento), 1,1 cm (espessura) e pesando 110 g, disponível nas cores preta ou branca. O aparelho é confortável e prático de segurar, o que ajuda no uso, além de não incomodar enquanto está sendo carregado no bolso de um calça jeans, por exemplo.



Alguns comentários e a fama que a Motorola sempre possuiu quanto a perda de qualidade durante as chamadas de voz deixaram dúvidas sobre a compra, apesar da empresa ter garantido uma melhora nesse quesito durante o lançamento. Mas felizmente, todas as chamadas realizadas com o modelo não apresentaram problemas de ruído ou perda de qualidade, sendo esse um ponto positivo para o aparelho, assim como para a marca.

 O Razr D1 faz juízo a própria configuração, pois dificilmente ocorrem engasgos durante o uso, respondendo rápido em todos as funções realizadas, como instalação e navegação entre os aplicativos, abertura e consulta aos arquivos, assim como a execução de músicas e vídeos. A bateria também é eficiente, considerando que tenho o hábito de ativar a rede de dados, Wi-Fi e GPS somente quando necessário, dessa forma, a autonomia chega entre 4 e 5 dias longe da tomada. Entre esse período, é possível dividir o uso das redes móveis em torno de 2 horas por dia.

Apesar dessa ser a minha terceira experiência com um modelo rodando Android, pois a primeira foi com o Motorola Charm (MB 502) alguns anos atrás e a segunda foi com um tablet Lenovo IdeaPad A1, o qual ainda acabo recorrendo quando preciso, a exigência falou mais alto, e acabei percebendo uma série de inconveniências durante o uso do modelo, agredindo a experiência e causando estresse em algumas situações.

As principais delas fazem referência ao teclado. Apesar das dimensões apertadas da tela possuírem grande parte da culpa, o espaçamento entre as teclas e mesmo o tamanho de cada uma delas, acaba sendo um grande incômodo durante a digitação. Digitar rápido é quase impossível, sendo comum esbarrar em uma ou outra tecla por acidente. O cursor de navegação entre as palavras do texto digitado não é nada sensível, apesar de ser uma característica do Android, mas ao mesmo tempo podendo ter relação com a sensibilidade e interação da tela, sendo trabalhoso navegar entre os caracteres já inseridos, no intuito de alterar o que já foi escrito. O espaçamento ente o teclado e os botões capacitivos também incomoda, pois não é raro escorregar os dedos até algum dos botões, saindo da aplicação corrente, principalmente quando a intenção é "pressionar" a tecla de espaço.

 Comparando os teclados: iPhone 3GS e Razr D1

A resolução da tela também não ajuda muito, causando um certo "serrilhado" na borda de alguns ícones e aplicativos, unido a baixa nitidez que algumas vezes fica explícita ao olhar para a tela.

A câmera do aparelho, apesar da resolução de 5 MP, deixa a desejar. Nem tanto pela falta do flash, mas dependendo da luminosidade, mesmo com a função BSI (Back Side Illumination) presente, algumas fotos perdem muita qualidade e a opção de foco automático poderia ser mais eficiente.


Foto registrada com a câmera do Razr D1

Como citado anteriormente, o aparelho não causa incomodo no bolso da calça, mas ajudaria se os botões de "power" e regulagem do volume fossem no outro lado, pois caso seja necessário ajustar o volume enquanto você está andando e o aparelho está no bolso, é incomodo, pois ao contrário de outros aparelhos que já usei, os botões do D1 ficam para o lado de dentro da perna, dificultando um pouco mais o ajuste.

Claro que nenhuma dessas "críticas" condenam o uso do aparelho, e muitas vezes ainda varia da percepção de cada um. No entanto, talvez o que tenha causado uma pior impressão da minha parte, foi deixar um iPhone 3GS, o que na minha opinião é um excelente aparelho, apesar de obsoleto e o sistema já apresentar uma certa lentidão, para usar um modelo, nem digo mais simples ou básico, mas quem sabe, genérico. Como diria um amigo, no iOS você chega e apenas usa, enquanto que no Android precisa fazer algumas configurações, principalmente para pessoas chatas, o que é o meu caso. Não tenho reclamações quanto a experiência que tive com o Android 2.1 no Motorola Charm, alguns anos atrás, ou mesmo com o Android 2.3 no IdeaPad, mas o iOS acabou fazendo com que eu ficasse mais "acomodado", unindo ao design do aparelho que não reflete reclamações. 

Outra situação quando acabei ficando frustrado, apesar de ser por culpa da minha "bocabertice", foi não encontrar a função de TV analógica / digital no aparelho, sendo que eu havia lido alguns reviews que comentavam essa disponibilidade. Mas o que eu não sabia é que a Morotola segmentou esse aparelho em três versões, definidas como XT915 (opção para apenas um SIM card), XT916 (opção para dois SIM cards) e XT918 (opção para dois SIM cards e TV analógica / digital).

 
Apesar dos pesares, o D1 é uma boa opção para quem procura qualidade e não está disposto a pagar muito. Esse modelo acabei comprando em uma loja da TIM, mas desbloqueado. É possível também adquirir na maioria das magazines, desbloqueado e sem vinculo com operadora alguma. Mas ao menos no caso da TIM, não encontrei nenhum tipo de customização perceptível no Android por parte deles, coisa que é rara quando um aparelho é adquirido na operadora.

domingo, 2 de junho de 2013

NASA quer usar impressora 3D para imprimir pizza

Parece que a NASA realmente está apostando nesse negócio de impressoras 3D. Dias atrás comentamos a intenção deles em imprimir ferramentas. Agora a ideia é partir para algo mais complexo, imprimindo uma pizza, quem sabe.

Essa é a proposta por trás dos estudos de Anjan Contractor, engenheiro mecânico da Systems & Materials Research Corporation, acreditando fortemente na possibilidade de criar uma impressora 3D que possa "imprimir" comida. Partindo de um investimento inicial de US$ 125 mil dólares, a NASA trabalha em parceria com o engenheiro no projeto, considerando isso como solução para longas viagens espaciais, quando muitas vezes levar alimentos perecíveis acaba sendo impossível, além da necessidade de espaço físico para guardar esses mantimentos.

Imagem: http://www.freakonomics.com/

A impressora será alimentada por cartuchos carregados com suprimentos como óleos, carboidratos e proteínas, tudo em formato de pó. Os cartuchos poderão possuir até 30 anos de validade, um aliado interessante ao tempo de duração de uma viagem para o espaço.

Os experimentos de Contractor já resultaram na impressão de chocolate, sendo que o próximo objetivo é imprimir uma bela pizza. Dessa forma, a impressora vai trabalhar com camadas, fabricando a massa e em seguida o molho, em uma mistura de tomate em pó, água e óleo.

Segundo fontes, a intenção de Contractor é dedicar sua criação além dos astronautas, abrindo o código-fonte da aplicação, assim como os projetos da impressora na intenção de produzir alimentos em longa escala, reduzindo os resíduos da preparação.

Fonte: Info e youPIX

sábado, 1 de junho de 2013

Aplicativo avisa quando é hora de trocar a fralda do bebê

Partindo de uma criação da Ogilvy Brasil, o Huggies TweetPee é uma fusão de aplicativo móvel com um dispositivo físico que pode ser acoplado na fralda do bebê, o qual tem a função de monitorar o nível de umidade do local e enviar um alerta ao aplicativo avisando o momento de trocar a fralda. Obviamente a aplicação é instalada no smartphone dos pais.

clique na imagem para ampliar

Além dessa notável função, baseado na quantidade de tweets recebidos em um espaço definido de tempo, o aplicativo pode gerar uma média mensal de gastos com fraldas, além de alertar a necessidade de comprar novas unidades, disponibilizando inclusive opções online.

Nada foi confirmado quanto a comercialização desse "kit", mas não deixa de ser algo inusitado e quem sabe realmente útil. A divulgação pode ser conferida no site www.huggiestweetpee.com.br, assim como no vídeo abaixo:


Conforme fontes, a ideia acima é quase a mesma que o tal Hipoglós Amêndoas Bluetooth Alerts, divulgada pouco tempo antes.

Fonte: B9 e G1 Tecnologia

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Passando no Drive Thru

Uma passadinha no Drive Thru durante uma missão no GTA IV:


Como diria meu irmão, quem por sinal indicou a imagem: "Tá pensando que tá na Disney?".

sábado, 25 de maio de 2013

Quando os nerds são gente

Como todos sabem, hoje comemoramos o Dia do Orgulho Nerd, celebrando a igualmente, fraternidade e perseverança, e principalmente dizendo "não" ao preconceito, porque convenhamos, precisa ser muito macho pra ser um nerd:


x D

quarta-feira, 22 de maio de 2013

Porque as pessoas tem dúvidas quanto a compra do Tumblr pelo Yahoo

Desde a semana passada Yahoo e Tumblr estavam em processo de negociação. O pioneiro das buscas demonstrou grande interesse na aquisição da rede social com cara de blog. Na última segunda-feira (20/05/13) a compra foi consolidada, pelo valor de US$ 1,1 bilhão de dólares. No entanto, o negócio tem causado críticas da parte dos usuários e especialistas. Um dos motivos pode ser esclarecido abaixo:

clique na imagem para ampliar

Bob: "De qualquer forma, Apchuck, todo mundo sabe que o Yahoo fechou um negócio de US$ 1 bilhão para comprar o Tumblr."
Bob: "Mas eu sei porque as notícias deixam as pessas surpresas."
Chuck: "Porque ninguém acredita no futuro do negócio?"
Bob: "Não! Porque ninguém acredita que o Yahoo tem US$ 1 bilhão de dólares!"

Brincadeiras a parte, apesar de um investimento alto, segundo fontes, a aquisição tomou apenas 20% da reserva de US$ 5,4 bilhões guardados em caixa pelo Yahoo.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

Submissão de Palestras: Fórum TcheLinux edição Vale dos Sinos 2013

É com muito prazer que compartilho o convite para submissão de palestras da primeira edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos. O evento vai ocorrer no próximo dia 10 de agosto (sábado), na FTEC em Novo Hamburgo. As palestras devem ter no máximo 45 minutos, abordando assuntos que envolvem o mundo do software livre.


Os interessados devem preencher o formulário clicando nesse link até o dia 07/06/13, para que assim a organização possa definir a grade, seguindo da divulgação. 

O evento está sendo organizado por participantes do TcheLinux, professores e alunos da FTEC. Para maiores informações clique aqui.

Planta que solta fogo e machado de 80 mil volts


Caleb Kraft é o cara por trás do site Hack a Day, um blog que aborda diversas maluquices eletrônicas, idealizadas e elaboradas pelo próprio. Sem dúvidas um nerd de carteirinha. O que chamou a atenção dos fanáticos por games e HQs foi o cara resolver criar uma réplica daquele machado do Guerreiro Thor com uma peculiaridade especial; o artefato descarrega uma potência de 80 mil volts pela sua parte superior:


Além do machado, Caleb também construiu uma planta inspirada nas espécies carnívoras e que soltam fogo, as quais aparecem no clássico Mario Bros. No entanto, o modelo do nerd fica limitado apenas em soltar fogo, ainda não necessitando de carne como alimento:


Fonte: Blog Infosfera

sábado, 18 de maio de 2013

General Steve Jobs

Apenas para ilustrar o seu sábado a noite: 

General Steve Jobs

Fonte: Ed Rodrigues - Web Designer via Facebook

sábado, 11 de maio de 2013

Adaptador de rede da Marvel

Na realidade, não é bem uma Marvel...

clique na imagem para ampliar

...mas um dia chega lá!

quinta-feira, 9 de maio de 2013

A verdade sobre a concepção

Saber a verdade nunca é fácil...

"Não, você não foi baixado. Você nasceu."

Apesar de algumas vezes a gente insistir que certos nerds foram paridos de um drive de disquete, a verdade é que todo mundo nasce de uma mãe, até que seja provado o contrário.

Fonte: Encontrado em um arquivo de template da SBC

Overclocking de tensão em módulo de memória

Imagem: http://www.lucaspeperaio.com.br/

Um experimento inusitado envolvendo um módulo de memória RAM:


Alguém afim de turbinar aquele velho pentezinho de memória, injetando uns volts a mais?

domingo, 5 de maio de 2013

Nós usamos as máquinas ou elas nos usam?

Imagem: http://serenity-.deviantart.com/

Algumas semanas atrás, durante uma aula na faculdade, o professor compartilhou o vídeo abaixo. A produção não é recente, mas descreve extamente o reflexo de como a tecnologia vem impactando nas nossas vidas durante os últimos anos:


E aí, quem está no comando? Nós ou as máquinas?

Mestre em fazer música com a boca

Max Gleason, um americano de 28 anos, morador do estado de Oklahoma e professor de música, está fazendo sucesso regravando temas clássicos dos vídeo games a partir da técnica à capela, a qual designa a arte de fazer música sem o acompanhamento de algum instrumento musical, apenas usando a voz.


Não é de hoje a iniciativa de Smooth McGroove (como Gleason prefere ser chamado no mundo artístico), em gravar músicas, segundo o artista, já fazem 8 anos que ele grava, no entanto, a ideia de usar apenas a voz surgiu a pouco tempo, incentivado pelos sons dos seus jogos preferidos. Gleason já regravou músicas de clássicos como Super Mario Bros, The Legend of Zelda e Street Fighter. Ele chega a dedicar dias (até mesmo semanas) nos trabalhos de gravação e edição, mas o resultado realmente compensa. Confira abaixo algumas produções:

Dire Dire Docks Acapella - Super Mario 64


Street Fighter 2 - Guile Theme Acapella


Song of Storms Acapella - Zelda Ocarina of Time


E para os fãs da banda Fall Ou Boys, Gleason fez até uma paródia da música "My Songs Knows What You Did In The Dark" chamando de "My Cat Knows What You Do In The Dark":


Fonte: G1 Tecnologia

quarta-feira, 1 de maio de 2013

O FLISOL 2013 em Novo Hamburgo bombou

Conforme havíamos comentado, no último sábado foi o dia oficial do FLISOL, ocorrendo em diversas cidades no Brasil e no mundo. A edição 2013 do FLISOL em Novo Hamburgo foi realmente um sucesso. A organização por trás do evento, o Software Livre VS em conjunto com a Universiade Feevale, dedicou horas de trabalho, compensadas em uma das maiores edições já realizadas. Foram mais de 200 inscritos em palestras de alto rigor, lotando as salas reservadas para as atividades.

O evento contou com a presença da assessoria de imprensa da ASL (Associação Software Livre), representando também a organização do FISL, quem sorteou e distribuiu brindes aos participantes. Entre os sorteios estavam dois ingressos para a 14ª edição do FISL, a qual vai ocorrer entre os dias 3 e 6 de julho, no Centro de Eventos da PUCRS em Porto Alegre.

Grupo de Usuários de Software Livre do Vale do Sinos (Software Livre VS)

A equipe da ASL também realizou a cobertura do FLISOL registrando diversas fotos, as quais podem ser acessadas em um álbum no Google Plus (clicando aqui), na página do Software Livre VS no Facebook (clicando aqui), e algumas delas também foram publicadas no artigo postado no portal do Software Livre Brasil, comentando sobre o evento em Novo Hamburgo.

Além da ASL, a TV Feevale também marcou presença, entrevistando o Maicon Strey, membro do Software Livre VS e integrante da comissão organizadora do evento:


A dica para quem tem interesse por software livre é dedicação aos estudos dessa plataforma. Participar dos eventos na área pode ser um grande incentivo pra quem está começando ou mesmo aos mais desenvolvidos na área, abrindo diversas oportunidades de crescimento. Para mais informações sobre o grupo e os eventos organizados na região, acompanhe a página da equipe no Facebook e assine a lista de discussão no Google Groups.

[UPDATE - 08/05/13] Sendo uma solução livre, foi criada também uma galeria de imagens no Noosfero, contendo todas as fotos registradas durante o evento. A mesma pode ser conferida clicando aqui

terça-feira, 30 de abril de 2013

Arquitetura e Eletrônica

A eletrônica é algo fantástico! Ainda mais quando unificada com arquitetura, espaço e lazer:


: P

Fonte: Wonderful Engineering via Facebook

sábado, 27 de abril de 2013

Hoje tem FLISOL, bebê

Ocorrendo nesse ano em 84 cidades de todo o Brasil e em 19 países latino-americanos, hoje acontece mais uma edição anual do FLISOL, conforme já havíamos divulgado dias atrás. Como todos sabem, o evento sempre ocorre no quarto sábado do mês de abril, organizado por grupos de usuários e ativistas locais que prezam pelo uso de soluções livres nos computadores da comunida participante.



Bom evento a todos!

Divulgação / Fonte: FISL 14 - Blog

terça-feira, 23 de abril de 2013

Novo Hamburgo / RS agora com internet wireless no Centro da cidade

Parece que o progresso realmente está chegando em Novo Hamburgo, cidade que fica cerca de 45 KM da capital dos gaúchos, Porto Alegre. Depois da expansão das linhas da Trensurb estar quase finalizada até o Centro da cidade, a prefeitura, em conjunto com a Secretaria de Tecnologia da Informação e Inclusão Digital (SETID), disponibilizou os primeiros pontos de internet sem fio abertos para a comunidade.

Desde a última sexta-feira (19/04/13), autoridades anunciaram o início do serviço, o qual tem cobertura nas extremidades entre o Calçadão Oswaldo Cruz, a Praça do Imigrante e o conjunto de terminais de ônibus, popularmente conhecido como "paradão".

Imagem: www.novohamburgo.rs.gov.br / Bruna Provenzano

Aceitando os termos de uso apresentados no momento da conexão, todos poderão ter acesso a rede, através de qualquer dispositivo que suporte uma conexão de rede sem fio, como notebooks, smartphones e tablets. Cada equipamento pode permanecer conectado na rede por no máximo 2 horas ou atingir o limite de 200 MB de dados trafegados. Após 24 horas passadas dessas restrições, o acesso ao dispositivo é liberado novamente, estando mais uma vez sujeito as regras.

A navegação será controlada pela SETID, filtrando qualquer tentativa de acesso a conteúdos impróprios. A previsão é que em breve o projeto seja expandido para outras praças e locais públicos da cidade.

P.S.: Caso você ainda não saiba, eu moro em Novo Hamburgo, retratando a importância de divulgar a notícia.

domingo, 21 de abril de 2013

Na Velocidade da Luz

Imagem: www.lcti.com.br
 
O vídeo abaixo foi compartilhado pelo professor Elbastos na disciplina de Teleprocessamento na faculdade. A produção é um documentário do National Geographic que trata da evolução nos meios de transmissão de dados, com foco na descoberta e produção em larga escala da fibra óptica como conhecemos hoje. São quase 50 minutos de vídeo, mas acredito que cada segundo é válido:


Como falei, todos os direitos por trás do conteúdo são do pessoal do NGC, mas acabei publicando uma cópia na minha página no YouTube como pode ser assistido acima.

Ainda recebendo correntes por E-mail

Dias atrás ainda editei uma postagem falando das "correntes no Facebook". Agora na última semana, recebi uma "corrente" por e E-mail. E olha que fazia tempo que isso não acontecia. Pensei até que as pessoas que costumavam enviar esse tipo de coisa haviam excluído suas contas de E-mail em um movimento de causa comunitária para utilizar apenas o "Face". No entanto, ressurgindo o que parecia estar esquecido:

 clique na imagem para ampliar

clique na imagem para ampliar

Brincadeiras a parte, não é nada fora do comum encontrar pessoas que ainda acreditam nas mensagens, assim como essa sobre a TV a cabo e o MSN, as quais são espalhadas pela rede com uma relevante frequência. No episódio 89 do podcast WeRGeeks foi discutido exatamente esse assunto, sendo denominado "Farsas na Internet". No programa, o pessoal comenta sobre gente que tem o prazer de criar mentiras, mais tarde disseminando pela rede. Um dos participantes do cast é o criador do e-Farsas, um blog especializado em desvendar mentiras e mitos que rolam pela internet. 

Não que o pessoal do WeRGeeks tenha patrocinado o parágrafo acima, o que não seria uma ideia ruim, mas juntando o útil ao agradável, aproveitei para indicar o episódio pra você que quer saber um pouco mais sobre "mentiras de internet", e quem sabe mostrar também pra sua mãe, tia ou vizinha, o potencial público distribuidor dessas mensagens, tentando fazer com que elas parem de acreditar nesses mitos e entulhar nossas caixas de mensagens.

quinta-feira, 18 de abril de 2013

Google vai pagar indenização para usuária gaúcha

Ainda na última quinta-feira (11/04/13), ficou definido por parte da 9ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJ-RS), o pagamento de R$ 15 mil para uma usuária de Bento Gonçalves / RS, por parte da Google Brasil, alegando como punição referente a uma acusação aberta contra danos morais.

A usuária conta que foi vítima de exposição indevida, após suas fotos em cenas íntimas com o namorado aparecerem em blogs hospedados pelo Google, através do Blogger. Segundo o relator do processo, o desembargador Tasso Delabary, antes de entrar com a ação, a autora alertou a Google sobre a publicação das imagens sem a autorização dela, no entanto, parece que a empresa acabou não tomando providências sobre o caso. Em uma primeira instância, a empresa já havia recebido a condenação referente ao pagamento de R$ 5 mil em benefício da autora, mas como ambos recorreram da desição do TJ-RS, foi necessário outra audência. Na ocasião, a mulher contestava o valor, querendo receber mais, enquanto a Google afirmava que não tem responsabilidade sobre o conteúdo publicado nesses blogs.


Casos como esse não são fora do comum, principalmente pra Google, com sua infinidade de serviços. Afinal, boa parte da oferta deles trás soluções para trabalhar com o conteúdo produzido pelos próprios usuários. E aí vem aquela longa discussão técnica, indicando as questões em torno de armazenamento de dados, referenciação, e na situação em questão, apenas o fornecimento do serviço, excluindo a responsabilidade sobre o que os usuários produzem e publicam. Já a justiça acaba tentando adaptar leis que ainda não suportam esse tipo de medida, por fim beneficiando sempre o mais provável, os usuários.

Fonte: G1-RS

domingo, 14 de abril de 2013

Tipos de SIM Card

Já faz algum tempo que eu estava querendo publicar um artigo falando sobre as diferenças entre SIM Cards e como identificar cada um deles. Mas o pessoal do "Engenharia Maravilhosa" no Facebook foi mais esperto e fez logo uma imagem com legendas para facilitar a discussão, o que apesar de parecer fácil, pode causar confusão, principalmente pra quem tem menos habilidade com tecnologia.


Vale lembrar que boa parte dos aparelhos mais simples ainda utiliza o padrão clássico de SIM Card (identificado na imagem como regular), no entanto, modelos mais sofisticados, como smartphones topo de linha, vem aderindo o micro SIM Card desde a chegada do mesmo com o iPhone 4 anos atrás. Sem falar também no nano SIM Card, o padrão utilizado pelo iPhone 5, e que mesmo antes da chegada do aparelho no Brasil, as operadoras já estavam anunciando os estoques oferecendo esse padrão de SIM, considerando os clientes que poderiam trazer o aparelho do exterior.

Se você tem interesse em saber mais sobre a tecnologia por trás dos SIM Cards, não deixe de ler esse artigo publicado pelo pessoal da Teleco.

Fonte: Wonderful Engineering via Facebook

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Microsoft acabando com o Windows dos usuários

Parece que a Microsoft resolveu "chutar o balde" e aborrecer um pouco mais a vida dos pobres mortais dependentes do Windows. Se você ainda não sabe, clique aqui e leia em detalhes sobre a atualização que a empresa disponibilizou para a sua base de dados, mas que logo após a instalação da mesma, o computador do usuário não inicializa mais o sistema operacional. A falha está afetando os usuários brasileiros do Windows 7 na versão 32 bits e com o idioma nativo PT-BR.

Enquanto isso, os estagiários continuam atualizando seus Windows...


Fonte: Vida de Suporte (mas indicado pelo colega Rafael Almeida)

domingo, 7 de abril de 2013

Correntes no Facebook

Nada contra quem fica enviando e compartilhando "correntes" no Facebook Sim, aquelas mensagens chatas dizendo coisas como que se você não compartilhar, um raio vai cair duas vezes no mesmo lugar e afins. Na realidade, enviar essas mensagens é uma mania feia que as pessoas herdaram desde quando mandar E-mails era modinha, mais tarde aparecendo pelo falecido Orkut também e agora poluindo o Facebook.


"Se você também detesta, compartilhe!"

WHAT?

#SoQueNao

sábado, 6 de abril de 2013

Coisas que você pode fazer com seu celular

 
O vídeo abaixo foi publicado lá em 2008. Muita coisa já mudou desde essa época. Durante esses 5 anos que passaram, o mercado renovou de forma relevante o que podemos chamar do "padrão de aparelho celular" utilizado pela sociedade. É difícil encontrar alguém usando um modelo comum, daqueles bem básicos, aparelhos que realizam apenas chamadas, enviam e recebem mensagens de texto, falando em termos técnicos, os features phones. Afinal, todos hoje querem um aparelho mais sofisticado, com diversas funcionalidades e recursos, tecnicamente falando, os smartphones, antes um segmento de aparelhos direcionado para um único nicho de mercado, hoje popularizado. A maioria já entende que não tem mais nas mãos apenas um aparelho comum, mas um dispositivo completo, que pode atender uma demanda tremenda, auxiliando nas tarefas do cotidiano, algo mais ou menos parecido com a proposta por trás do vídeo a seguir, uma "brincadeira" que está se tornando realidade:


Fonte: Canal do Google no YouTube

segunda-feira, 1 de abril de 2013

Seus cadarços estão desamarrados


Clássica pegadinha de primeiro de abril.

Ruwindows, eu escolho você

Apesar de ser um tanto famigerado ficar compartilhando essas imagens com o Windows penando pra gerenciar o típico arrastar de janelas entre uma área e outra da tela:


Nunca é demais a gente ficar rindo e falando mal dessas trapalhadas do sistema operacional, não é mesmo?

sábado, 30 de março de 2013

Quase um ovo de Páscoa

Em tempos de "vacas magras" até ovo de galinha quer posar de ovo de Páscoa:


"Pode me chamar de ovo, ovo de Páscoa!" Aham! Bem nessas. #SóQueNão.

Despertador com cara de bomba

Eu confesso! Sou o tipo de pessoa que tem dificuldades pra acordar de manhã, geralmente quando tenho horário o e não tenho ninguém por perto que pode me ajudar a acordar me chamar, caso necessário. Mesmo eu colocando dois ou três dispositivos pra despertar ao mesmo tempo, ou em pequenos intervalos de tempo, não fico confiante que vai funcionar.

Quem sabe com um desses eu não teria mais dificuldades pra acordar, ou melhor, faria o máximo pra acordar antes mesmo do despertador:


Quem tiver interesse, pode tentar adquirir o modelo clicando aqui.

Fonte: Gordo Geek via Instagram

O verdadeiro inventor do telefone

Na grande maioria das vezes, falar sobre a invenção do telefone chama direta e unicamente o nome de Alexander Graham Bell, assim como nessa postagem que registrei alguns dias atrás. No entanto, a professora Simone, leitora do blog, nos alertou para um lado da história um tanto obscuro, envolvendo mais alguns personagens no registro dessa patente.


Atendendo ao meu pedido, a professora Simone nos enviou um material falando um pouco mais sobre o assunto, sendo que o mesmo é baseado na exposição "Tão longe, tão perto - as telecomunicações e a sociedade", promovida pela Fundação Telefônica, lá no início de 2010, no Museu de Arte Brasileira da FAAP em São Paulo.

Dessa forma, segue o material encaminhado pela nossa leitora:

História das telecomunicações? Há duas versões, a romanceada e a verdadeira, porque é feita de seres humanos normais, com bons e maus sentimentos. Qual quer conhecer?

Para pensar segue texto retirado do guia da exposição “Tão longe, tão perto” que ocorreu em 2010. Também indico o link http://glo.bo/9gFWBA.

“Antonio Meucci (1808 - 1889) foi um italiano que nasceu em 1808. Perseguido por suas ideias liberais, morou em Cuba e nos Estados Unidos, onde desenvolveu um aparelho elétrico que permitia a transmissão de voz à distância, por meio de eletricidade. O invento foi dado a conhecer em 1861, no jornal “L´Éco d´Itália”, publicado por italianos em Nova York. Em fins de 1871, Meucci entrou com uma solicitação preliminar da patente do “teletrofone”, mas três anos depois não conseguiu renovar esse pedido, por não ter condições financeiras.

Alexander Graham Bell (1847 – 1922) nasceu em 1847, em Edimburgo, Escócia, em uma família de renomados especialistas em correção de fala e treinamento de portadores de deficiência auditiva. Por sua vez, sua mãe surda impulsionou também o interesse de Bell pela acústica. Em 1872, Bell começou a estudar modos de transmitir sons utilizando eletricidade e, com a ajuda de Thomas J. Watson, seu assistente, desenvolveu uma série de protótipos. Em 1876, patenteou o telefone.

Quando o telefone de Bell se tornou famoso, Meucci tentou provar que havia inventado o aparelho anos antes, conseguindo que em 1887 o Governo Americano entrasse com pedido de anulação da patente de Bell. O processo foi arquivado, pois a patente de Bell só expiraria em 1893. Meucci morreu sem ter recebido o reconhecimento oficial de seu invento, que foi dado, em 2002, pelo Congresso Americano.” (FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Tão longe, tão perto: na sala de aula. Curador Peter Schultz, 2010. Disponível em: http://bit.ly/Ylupt5).

terça-feira, 26 de março de 2013

Rompimento de cabos da estrutura da Oi afeta gaúchos e catarinenses

A tarde dessa segunda-feira (25/03/13) foi conturbada para mais de 2 milhões de clientes da operadora Oi no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Desde às 16 horas, os usuários da operadora foram afetados com uma pane nos serviços de telefonia fixa, móvel e internet.


Segundo a operadora, a origem do problema foi definida em três focos, dois deles causados pelo rompimento da estrutura aérea da companhia, devido a colisão de caminhões com um agrupamento de cabos, entre os municípios de Brusque e Blumenau e outro entre Lages e Anita Garibaldi em Santa Catarina. O terceiro foco ocorreu diante da ação imprevista de uma retroescavadeira que realizava uma operação de drenagem no local onde a estrutura subterrânea foi danificada, entre os municípios de Osório e Torres no Rio Grande do Sul.

Conforme a previsão da concessionária, os serviços foram restabelecidos aos poucos e até às 21 horas ainda de segunda-feira, o sistema já estava funcionando normalmente em praticamente todos os clientes afetados.

Fonte: G1 - RS, Jornal NH e Zero Hora

segunda-feira, 25 de março de 2013

Como fazer seu cachorro feliz

 
Se o seu cachorro é do estilo frenético, que adora brincar e dificilmente fica cansado, essa pode ser a solução para muitos dos seus problemas (e dos problemas dele também):


Fonte: Wonderful Engineering via Facebook

domingo, 24 de março de 2013

Garota de 9 anos recebe 14 mil dólares para desenvolver jogo de RPG

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em crowdfunding, aquele sistema de financiamento colaborativo para o desenvolvimento de um projeto, não ouviu? E provavelmente você também vai concordar comigo que investir US$ 14 mil dólares para uma criança de 9 anos desenvolver um joguinho de RPG é idiotice, não vai?

Mackenzie Wilson é a autora do projeto, respondendo através da conta da sua mãe, Susan Wilson, no Kickstarter, um dos sites mais populares de financiamento coletivo na internet. O objetivo inicial da garota era juntar US$ 829 dólares para desenvolver um jogo de RPG adequado para crianças da sua idade, trazendo uma interpretação que estimule a criatividade, sem violência e menos palavras chulas.

No entanto, ainda faltam 25 dias para a campanha da menina expirar, e ela já conseguiu o valor equivalente a mais de US$ 14 mil dólares para investir no projeto.

Imagem: www.rgbstock.com

A garota comenta que vai usar o valor arrecadado para participar de um evento na área de jogos de RPG, com foco no público infantil, abordando técnicas de programação para o desenvolvimento dos jogos. Um dos motivos para a menina desenvolver o game é provar para os seus irmãos mais velhos de 15 e 16 anos que ela é capaz disso.

Fecho a postagem comentando duas coisas: a primeira, quem é o cabeça de bagre que investe no projeto de uma criança mimada que deve estar no mínimo cagando pra jogo algum e quer apenas enfrentar os irmãos, e segundo, pensei que os RPGs já fossem bons o suficiente, não sendo necessário uma menininha de 9 anos querer criar algo inovador e sem violência.

sábado, 23 de março de 2013

FLISOL 2013

 
Estamos nos aproximando de mais uma edição do FLISOL (Festival Latino-Americano de Instalação de Software Livre), uma ação em nível mundial com a proposta de disseminar o uso do software livre, sendo que cada comunidade e grupos de usuários fazem a "sua festa", oferecendo diversas atividades aos usuários e entusiastas presentes. O FLISOL aqui em Novo Hamburgo / RS é organizado todos os anos pelo Software Livre VS, em parceria com a Universidade Feevale e outros apoiadores.

Nesse ano o evento vai ocorrer no dia 27 de abril (sábado) das 13h às 17h, no Prédio Arenito da Feevale. Maiores detalhes podem ser conferidos no banner abaixo:

 
Conforme a coordenação do Software Livre VS, ainda existem vagas para os interessados em palestrar no evento. Portanto, se você possui alguma experiência interessante voltada para a aplicação de soluções livres ou mesmo tem o domínio pleno em qualquer ferramenta nessa área, compartilhe o seu conhecimento com os demais participantes. Os interessados podem enviar um E-mail para flisol2013@softwarelivre-vs.org, até o fim da próxima semana, especificando na mensagem os seguintes detalhes:

-> Título da palestra
-> Resumo da palestra (1 parágrafo)
-> Nome do palestrante
-> Mini-currículo (1 parágrafo)
-> Contato para retorno (e-mail)

Qualquer informação adicional ou dúvida deve ser descrita no próprio E-mail.

E como todo o evento colaborativo, a organização do FLISOL sempre precisa de voluntários para atuar em tarefas diversas durante as atividades, tanto na preparação do espaço e das salas onde vão ocorrer as palestras, assim como na recepção dos visitantes. Dessa forma, os interessados podem acompanhar a lista de discussão do grupo através do Google Groups (softwarelivrevs@googlegroups.com), aguardando por maiores instruções conforme nos aproximamos do evento, estando também apto para receber informações sobre a comunidade de software livre aqui da região, além de correr o risco de fazer novos amigos.

Aguardamos ansiosos pelo evento e a sua presença não pode faltar.

[UPDATE - 07/04/13] A grade de palestras para o evento já foi definida. No total serão 7 palestras, sendo que ocorrerão atividades simultâneas em espaços diferentes:

clique na imagem para ampliar

Maiores detalhes podem ser conferidos clicando aqui.

sexta-feira, 22 de março de 2013

Não pense antes de imprimir

Algumas pessoas gostam de colocar abaixo da assinatura das suas mensagens de E-mail, algo como "Pense antes de imprimir, preseve a natureza!" ou coisas do tipo, em uma tentativa de conscientizar os demais quanto a economia de recursos naturais destinados a fabricação de insumos, principalmente o papel.

Essa semana recebi um E-mail contendo um desses alertas, no entanto, o contexto não pareceu concorcar com as dezenas de outros exemplos que rolam por aí:


Mais alguém não entendeu a piada ou foi só eu mesmo?