sábado, 30 de março de 2013

O verdadeiro inventor do telefone

Na grande maioria das vezes, falar sobre a invenção do telefone chama direta e unicamente o nome de Alexander Graham Bell, assim como nessa postagem que registrei alguns dias atrás. No entanto, a professora Simone, leitora do blog, nos alertou para um lado da história um tanto obscuro, envolvendo mais alguns personagens no registro dessa patente.


Atendendo ao meu pedido, a professora Simone nos enviou um material falando um pouco mais sobre o assunto, sendo que o mesmo é baseado na exposição "Tão longe, tão perto - as telecomunicações e a sociedade", promovida pela Fundação Telefônica, lá no início de 2010, no Museu de Arte Brasileira da FAAP em São Paulo.

Dessa forma, segue o material encaminhado pela nossa leitora:

História das telecomunicações? Há duas versões, a romanceada e a verdadeira, porque é feita de seres humanos normais, com bons e maus sentimentos. Qual quer conhecer?

Para pensar segue texto retirado do guia da exposição “Tão longe, tão perto” que ocorreu em 2010. Também indico o link http://glo.bo/9gFWBA.

“Antonio Meucci (1808 - 1889) foi um italiano que nasceu em 1808. Perseguido por suas ideias liberais, morou em Cuba e nos Estados Unidos, onde desenvolveu um aparelho elétrico que permitia a transmissão de voz à distância, por meio de eletricidade. O invento foi dado a conhecer em 1861, no jornal “L´Éco d´Itália”, publicado por italianos em Nova York. Em fins de 1871, Meucci entrou com uma solicitação preliminar da patente do “teletrofone”, mas três anos depois não conseguiu renovar esse pedido, por não ter condições financeiras.

Alexander Graham Bell (1847 – 1922) nasceu em 1847, em Edimburgo, Escócia, em uma família de renomados especialistas em correção de fala e treinamento de portadores de deficiência auditiva. Por sua vez, sua mãe surda impulsionou também o interesse de Bell pela acústica. Em 1872, Bell começou a estudar modos de transmitir sons utilizando eletricidade e, com a ajuda de Thomas J. Watson, seu assistente, desenvolveu uma série de protótipos. Em 1876, patenteou o telefone.

Quando o telefone de Bell se tornou famoso, Meucci tentou provar que havia inventado o aparelho anos antes, conseguindo que em 1887 o Governo Americano entrasse com pedido de anulação da patente de Bell. O processo foi arquivado, pois a patente de Bell só expiraria em 1893. Meucci morreu sem ter recebido o reconhecimento oficial de seu invento, que foi dado, em 2002, pelo Congresso Americano.” (FUNDAÇÃO TELEFÔNICA. Tão longe, tão perto: na sala de aula. Curador Peter Schultz, 2010. Disponível em: http://bit.ly/Ylupt5).

Nenhum comentário:

Postar um comentário