terça-feira, 12 de maio de 2015

Assumindo de vez o Android agora no Moto E

Em meados de junho de 2014, resolvi tentar retomar o uso do Android, adquirindo um aparelho bem de entrada, o tal do Multilaser Titanium, e desde então, havia tornado ele meu smartphone principal. Apesar da limitação apresentada pelo hardware desse aparelho, acabei gostando, e em setembro do mesmo ano comprei um tablet também com Android, o Asus Fonepad 7.

Mesmo podendo carregar o tablet na mochila, querendo ou não, o device principal acaba sendo o smartphone, pois agrega agilidade na troca de mensagens (atualmente pelo popular Whatsapp), pra fazer uma consulta no Google e seus serviços, responder um e outro E-mail e demais coisas que é possível fazer apenas puxando o aparelho do bolso. O Titanium acabou não aguentando esse tranco, por isso, no início do ano (janeiro de 2015) resolvi adquirir um Motorola E (Moto E) pra usar ele como meu smartphone primário.

Moto E

Pra quem não sabe (o que eu acho bem difícil), o Moto E é o modelo de entrada da Motorola, seguido pelo Moto G, Moto X (1ª e 2ª geração) e recentemente o Moto Maxx. O Moto E é equipado com um chipset Qualcomm Snapdragon 200, processador de 1.2 GHz dual core, 1 GB de memória RAM e 4 GB de armarzenamento interno (suporte a cartões micro SD de até 32 GB), tela de 4.3" (resolução de 540 x 960 pixels), câmera de 5 MP, dual SIM (padrão micro) e bateria de 1980 Mah (não removível). O aparelho sai de fábrica com o Android KitKat 4.4.2 (o meu já está com o 4.4.4 e aguardando o Lolipop, se sobrar espaço na memória). Talvez você deve estar pensando que é um pouco tarde pra descrever as especificações desse aparelho (pois até já foi lançada uma segunda geração com tantos recursos que até parece um Moto G de primeira geração), mas a questão é que não consigo escrever um review/análise de alguma coisa sem citar as características técnicas, então, aguenta firme.

Moto E (1ª geração) com Android KitKat de fábrica

Duas entrada para micro SIM card e um cartão micro SD

Não é possível remover a bateria

Por mais de entrada que seja, sair de um modelo "chinelo" como o Multilaser Titanium e embarcar em um processador dual core, acompanhado por 1 GB de RAM é outra vida. Mas como nem tudo são flores, algumas ressalvas são válidas. A primeira faz menção a câmera que até não é das piores (arriscaria dizer que é a mesma câmera que eu tinha no iPhone 3GS), mas o pior defeito é a ausência do autofoco. Acredite se quiser, mas nem por um decreto consegui fazer o bagulho funcionar e outros usuários relatam a mesma situação. Pegando um gancho no que diz respeito a câmera, entendo que o Moto E é um modelo de entrada, mas uma câmera frontal seria interessante (o Nokia Lumia 620 tem uma e também é um modelo simples). A segunda situação é digna de questionamento, pois é plausível e eu já deveria ter imaginado antes de adquirir o aparelho. Sim, acertou. O espaço em disco. 4 GB é muito pouco! Já ouvi falar que o recomendado é no mínimo 16 GB e achei exagero, mas estou começando a concordar com essa estimativa. Afinal, não instalei nada mais que o estritamente necessário e falta espaço. A terceira  abordagem tem relação com a segunda e a culpa nem é do aparelho, mas sim, do próprio Android. A indignação agora é cache! Eita sistema pra gerar lixo... Caraca! Esse robozinho verde produz muita porcaria enquanto trabalha, perceptível principalmente pra quem sofre com a memória esgoelada. No mínimo, uma vez por semana preciso fazer uma limpeza no sistema.

Traseira

Não queria falar em valores ou em lojas, mas não posso deixar de compartilhar que paguei R$ 299 reais no aparelho (modelo sem TV digital e sem capinhas coloridas), o que foi relativamente bem barato. Comprei pelo Submarino e conforme estou habituado quando faço compras com eles (até hoje), o produto chegou aqui em casa dentro do prazo. Mas logo nas primeiras horas de uso percebi algo estranho. O aparelho reiniciava espontaneamente quando eu navegava entre um e outro menu e continuou na mesma situação no dia seguinte, depois e depois. Tentei um soft reset, mas continuou. Então, tentei um hard reset e seguiu com o mesmo problema. Até que eu tive a brilhante ideia de ligar para o Submarino e relatar a situação. Pela minha surpresa, eles foram bem objetivos, oferecendo a troca do produto ou a devolução (conforme a atendente comentou, ambas as opções podem ser solicitadas em até 15 dias, sendo que 7 dias são pelos direitos do consumidor e os outros 8 dias por conta do Submarino). Escolhi a troca do produto e agendaram a coleta para o dia seguinte (sem custo). Recebi um novo código de rastreamento e acho que levou mais uns 15 dias para mandarem um produto novo, sem defeitos.

P.S.: Eu estava adiando a publicação desse artigo, pois estava sem tempo pra sentar e redigir, por isso, acredito que devido a poeira que precisei limpar quando resgatei a postagem dos meus rascunhos, algumas informações se perderam. No entanto, o objetivo principal era compartilhar minhas últimas experiências com o aparelho, além do Android.

2 comentários:

  1. Olá! Tenho um XT1025 (Dual Chip + TV + Capinhas Coloridas) e tenho as mesmas reclamações: Falta do auto-foco e de espaço interno. E, pelo preço, ainda é o melhor custo-benefício, especialmente por ter 1GB de ram.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Sim, verdade. São duas características que irritam bastante, mas sem dúvidas, considerando o processador e a memória RAM, pelo preço, é o melhor custo x benefício.

      Vaelu!

      Abraços!

      Excluir