terça-feira, 2 de abril de 2024

Como funciona a restauração de um backup no Time Machine?

O Time Machine é um recurso do MacOS que permite você realizar um backup completo do seu computador e restaurá-lo em outra máquina ou mesmo em uma nova instalação do sistema operacional. OK, essa é a definição básica. Se quiser saber mais sobre o funcionamento desta feature, pode ler direto no suporte da Apple. Além disso, com uma rápida pesquisa no seu buscador favorito, também surgem vários artigos de blogs terceiros explicando em detalhes sobre o uso do recurso.

Beleza, mas se eu não vou falar sobre como utilizar o Time Machine, o que eu quero com este post, então? Meu objetivo é deixar registrado aqui – de forma direta e sem enrolação, baseado na minha experiência – o que abrange o backup e por consequência o que é restaurado quando se usa o Time Machine. Afinal, a dúvida que eu sempre tive – antes de realizar o processo na prática – é quanto ao nível de granularidade do backup. No caso, salva apenas os arquivos? Os aplicativos são automaticamente reinstalados? E as configurações do sistema, como ficam? Bom, agora posso responder que salva, reinstala e restaura literalmente TUDO.

Time Machine no MacOS

Recentemente reinstalei o MacOS no meu Macbook Air 2017 – tendo feito o backup com o Time Machine antes, é claro. E quando restaurei, tudo voltou ao seu lugar. Aplicativos instalados, arquivos e até as configurações do sistema. Para se ter ideia, eu normalmente utilizo a seta do mouse em um tamanho maior do que o normal e gosto de fazer o movimento no touchpad de cima para baixo para rolar uma página, o que é o contrário da configuração default. Quando restaurei meu backup, ambas as personalizações foram assumidas pela nova instalação. Vale mencionar que a minha reinstalação consistiu em sair do MacOS Big Sur e subir para o Sonoma.


Usar o Time Machine é como tomar banho, mas vestir as mesmas roupas 😅. Você vai estar limpo, mas irá continuar vestido igual estava antes de entrar no chuveiro 🥸. Como na analogia, existem prós e contras. Se suas roupas estiverem sujas, talvez o banho não seja muito eficaz. No entanto, pode ser que você queira aproveitar para usar mais um dia aquela sua bermuda. O mesmo acontece com uma instalação limpa do MacOS, que seguirá com um monte de tralhas que talvez não sejam mais necessárias, porém, quem sabe tudo esteja em ordem e você só precisava atualizar o sistema operacional mesmo.

Seleção de itens para restauração de backup

Bom, acho que é desnecessário dizer que fiquei satisfeito com o funcionamento do Time Machine. E para completar, fiquei mais surpreso ainda quando descobri que é possível restaurar um backup maior do que o disco de destino. Isso é possível, pois se pode selecionar qual tipo de conteúdo é desejado para restauração e o que não é necessário durante o processo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário