quarta-feira, 27 de maio de 2015

Valetec muda de identidade e agora é Feevale Techpark

No mês de janeiro, noticiamos o retorno do ex-titular da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico do RS (SCIT RS), Cleber Prodanov, para a Universidade Feevale, ocupando o cargo de pró-reitor de inovação, mediante a reestruturação das reitorias mantidas pela instituição. Após alguns meses de trabalho, os resultados já começaram a aparecer. O principal deles é a nova identidade do Parque Tecnológico do Vale do Sinos (Valetec), agora chamado de Feevale Techpark, alteração até prevista, considerando que a universidade passou a responder como principal responsável pela incubadora e o parque após o novo pró-reitor assumir o cargo.


Prodanov afirma que além do nome, as mudanças contemplam mais integração entre a universidade, a incubadora e o parque, no futuro, levando até alguns cursos de formação tecnológica, graduação, mestrados e até doutorados para dentro do parque, possibilitando assim a formação de "spin-offs" (empresas que nascem a partir de um projeto ou trabalho acadêmico) e até "born globals" (empresas que já nascem sendo multinacionais, tratando ao menos 25% da sua participação e lucros no exterior). Outra novidade é a criação de um grande "hub" no Campus II da Feevale, promovendo um espaço que permita a conexão de diversas áreas do conhecimento, pois assim os acadêmicos poderão  facilmente compartilhar ideias, projetos e experiências.

Atualmente o parque e a incubadora da Feevale estão segmentados em duas unidades, a principal, inaugurada em 1998 e desde então sediada em Campo Bom/RS, abrangendo uma área de 365 mil m² as margens da rodovia ERS-239, com foco em empresas e instituições que estão iniciando seu ciclo no ramo de ciências ambientais, saúde, biotecnologia e energias renováveis. E o segundo espaço que fica localizado no centro histórico de Novo Hamburgo/RS, inaugurado em 2011 e batizado de Hamburgtec, englobando empresas com foco em TI e comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário