sábado, 7 de abril de 2012

GamePad 5 - Games, Tecnologia e Networking

Perceber as oportunidades relativamente novas que a indústria entende como colaboração com o mercado é a função de todo o profissional que quer desenvolver um bom projeto, mas para isso, não é preciso unicamente ter o desejo em mente, mas sim, conhecimento técnico e visão empreendedora.

Nos dias 23 e 24 de março, ocorreu a 5ª Edição do Seminário de Games, Comunicação e Tecnologia, GamePad, na institituição onde estudo, a Universidade Feevale. O evento é promovido anualmente pela coordenação do Curso Superior de Tecnologia em Desenvolvimento de Jogos Digitais da própria universidade, e tem como missão envolver todos os presentes (tanto os acadêmicos como a comunidade em geral) no mercado que essa mídia abrange.


"geral" bebeu Red Bull

Com palestras, mesa redonda, apresentações de jogos desenvolvidos pelos próprios alunos e apresentações de trabalhos, facilmente foi possível perceber que a ideia principal do evento foi motivar os jovens a empreender. Saber relacionar a união entre a prática conhecida em sala de aula e as leis do mercado, fazendo uso do seu potencial no desenvolvimento de projetos, alimentando assim a indústria.

apresentações de trabalhos

Segundo as experiências compartilhadas pelos palestrantes, os brasileiros são um povo que merecem muita atenção diante do mercado, pois demonstram criatividade, dinamismo e comunicação, o que acaba sendo um conjunto de características aliadas ao mundo dos negócios. E essa visão já começa a ser percebida pelos próprios estrangeiros.

convite apresentação de trabalhos

Dentro da programação do evento, também recebemos a ilustre presença de Moacyr Alves, presidente da ACI Games e defensor do Projeto Jogo Justo, comentando sobre o andamento dos projetos, inclusive perante as decisões do governo federal. Posso dizer que Moacyr já se sente em casa quando está entre os gamers e entusiastas do evento, pois além de já ter participado em outras edições do GamePad, se tornou um grande amigo dos professores e coordenadores do curso de Jogos Digitais, assim como também, os próprios do evento.

ACI Games presente no evento

Ao pessoal que realmente gosta e tem interesse pela área de entretenimento digital, o ideal é estudar, aprofundar-se nos conhecimentos, tanto teóricos como práticos, manter uma boa rede de contatos, e principalmente, não ter medo de errar. Pois como o próprio Moacyr lembrou, o dono do McDonalds faliu outras 12 empresas antes de ter sucesso com a maior rede de fast food no mundo.


Para quem demonstrou interesse com essa breve explanação sobre o evento, leia um artigo melhor detalhado que escrevi para o Zoom Digital, clicando no link.

Se quiser, abaixo as publicações relacionadas a edição do ano passado do GamePad:

- IV GamePad na Universidade Feevale

- FAIL no IV GamePad

- Mais sobre o IV GamePad

Nenhum comentário:

Postar um comentário