domingo, 6 de outubro de 2013

Bombando no Dia da Liberdade de Software

Após tanta divulgação e alvoroço, finalmente no sábado passado (28/09/13), aconteceu o Dia da Liberdade de Software, o qual todos sabem, foi organizado pelo Software Livre VS em parceria com a Universidade Feevale.


O evento ficou marcado pela diversidade de atividades; foram no total 12 palestras e 2 oficinas, envolvendo tópicos como desenvolvimento, administração de sistemas, segurança digital e software livre na área da educação. A oficina que chamou mais atenção, atraindo o maior número de participantes, foi relacionada ao desenvolvimento para Android, onde os inscritos conseguiram "colocar a mão na massa", codificando e podendo testar as aplicações prontas nos tablets oferecidos pela instituição parceira.

Iniciando a oficina de Desenvolvimento para Android

Galera concentrada nos códigos

As palestras ocorreram simultaneamente com outras palestras, assim como as oficinas, uma prática comum em eventos que tratam de temas diversos apontando para uma mesma área, o que permite a flexibilidade do público para ouvir sobre os tópicos que mais tem interesse.

Palestra: Instalação Linux Ubuntu 12.04 LTS 

Palestra: Experiências bem sucedidas com SL no ensino superior

No total mais de 150 pessoas transitaram pelo Prédio Arenito da universidade durante o evento. A partir das parcerias formadas e patrocínios, a organização ofereceu um coffee break, além do sorteio e distribuição de brindes, a maioria cedidos pela Associação Software Livre, em nome do FISL, e pela Digital Freedom Foundation, entidade internacional que apoia o Software Freedom Day. Também foi realizado o recolhimento de doações destinadas a duas ONGs de Novo Hamburgo.

Oficina de GNUPG com festa de assinatura de chaves

O evento contou com a cobertura da TV Feevale, além da presença de integrantes do GT Comunicação, quem responde como assessoria de imprensa do FISL, registrando diversas imagens que em breve estarão disponíveis na página do Software Livre VS no Facebook.


Além da comemoração local, outras 313 celebrações foram realizados pelo mundo, 15 apenas no Brasil. Nesse ano, a data oficial para comemorar a Liberdade de Software foi no dia 21 de setembro, mas devido ao feriado estatual, o Software Livre VS decidiu adiar para o fim de semana seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário