domingo, 27 de outubro de 2013

Em breve melhorias no sistema de sincronização do Skype

Desde que o Windows Live Messeger (popular MSN) deixou de funcionar lá no dia 30 de abril, os usuários vem sofrendo com os transtornos causados por essa migração. A galera estava acostumada a utilizar um serviço no qual o carro-chefe era o chat por texto, sendo obrigado a migrar para o Skype, serviço de VoIP, voltado principalmente para comunicação por voz ou videochamadas, apesar de também oferecer suporte ao chat por texto.

A principal reclamação dos usuários faz referência a sincronização das mensagens. O Skype trabalha com a tecnologia P2P (ponto a ponto), o mesmo padrão empregado naqueles serviços pra download de torrents, considerando que os usuários acabam fazendo papel tanto de servidor quanto de cliente, não existindo uma centralização do conteúdo. Dessa forma, usuários que utilizam o Skype em diferentes computadores ou dispositivos, sofrem com a falta de sincronização das mensagens, causando confusões com o recebimento desse conteúdo, pois muitas vezes trechos de uma mensagem que já foi lida e respondida enquanto a pessoa utilizava o desktop, é encaminhado como uma nova mensagem quando ela utiliza o smartphone ou tablet, por exemplo.

Imagem: www.forbes.com

Portanto, a divisão da Microsoft responsável pelo Skype anunciou algumas melhorias para a plataforma de comunicação. Entre elas, está principalmente a migração da tecnologia P2P para o armazenamento em nuvem, possibilitando a integridade no envio e recebimento das mensagens, independente de quantos dispositivos o usuário utilizar, além da possibilidade de existir uma versão web do comunicador, assim como o Facebook Messeger ou Google Hangouts. Possíveis melhorias quanto a estabilidade, performance e usabilidade do serviço também foram comentadas. O ideal seria que o envio e recebimento de mensagens enquanto os usuários estiverem offline também começasse a funcionar.

Nenhuma fonte revelou quando essas alterações serão lançadas, mas possivelmente nos próximos meses alguma coisa deve sair, se é que já não estão sendo disponibilizadas em conjunto com o lançamento do Windows 8.1.

Fonte: Skype Big Blogs, TudoCelular e Windows Phone Central

Nenhum comentário:

Postar um comentário