quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Criador do jogo Space Invaders admite ser um péssimo jogador

Já ouvi falar que a galera que trabalha com desenvolvimento de jogos digitais acaba sendo o público que menos joga durante as horas vagas. Não concordo com essa teoria, ao mesmo tempo que prefiro partir do princípio de que os desenvolvedores jogam muito melhor que qualquer outra pessoa. 

E falando em jogar mal, na semana passada, o japonês Tomohiro Nishikado, criador do clássico game Space Invaders (aproveite e experimente uma versão "renovada" como Space Invaders 3D ou uma versão mais "mixada" como Zelda Space Invaders), concedeu uma entrevista para revista americana The New Yorker, relevando sua péssima performance no jogo que ele mesmo desenvolveu. Nishikado comenta que tem dificuldade para passar do primeiro level do game e que se dependesse dele, o jogo seria extremamente simples, pois durante o desenvolvimento, ele contou com a ajuda de alguns colegas, consequentemente jogadores melhores que ele próprio.


Space Invaders foi desenvolvido em 1977, sendo popularizado nos consoles no decorrer dos anos seguintes. O jogo é uma aplicação bastante rudimentar em termos gráficos, obviamente devido aos poucos recursos disponíveis na época. O projeto encontrou seu lugar, sendo difundido pelo mundo todo, e diante desse sucesso, Nishikado, formado em Eletrônica pela Tokyo Denki University e designer de games apenas por "falta de opção", confessou que temeu pela possibilidade de uma falha ser encontrada no game. Além de Space Invaders, Nishikado também trabalhou no desenvolvimento de outros títulos como Soccer and Davis Cup (1973), Speed Race (1974), Gun Fight (1975) e no simulador de guerra chamado Interceptor (1975).

Nenhum comentário:

Postar um comentário