segunda-feira, 18 de março de 2013

Mais que uma simples impressora 3D

Não é de hoje que ouvimos falar em impressoras 3D. Sim, impressoras especiais que podem definitivamente imprimir um objeto que foi criado a partir de um software de modelagem instalado no computador. Antes do surgimento dessa tecnologia era possível apenas renderizar a imagem e apreciar o projeto com a sua devida textura. Com uma impressora 3D é possível reproduzir com precisão a peça desejada.


O vídeo a seguir faz parte de um documentário do National Geographic abordando o assunto, introduzido por um grupo de engenheiros e astronauras, possivelmente da NASA, relatando a problemática por trás do trabalho de manutenção realizado nas bases em órbita no espaço. Eles comentam que durante os serviços executados acabam perdendo muitas ferramentas, o que se torna um incômodo. Dessa forma, o grupo encontrou uma empresa especializada em replicar objetos usando como base a impressão 3D:


Quem sabe em um futuro não muito distante os engenheiros vão carregar uma impressora, juntamente com os arquivos contendo as instruções para imprimir cada objeto, ao invés de uma caixa lotada de ferramentas.

Fonte: Wonderful Engineering via Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário