domingo, 3 de março de 2013

O que marcou a evolução das telecomunicações

Nesse semestre resolvi embalar um pouco minha graduação, aderindo três disciplinas, cada uma delas voltadas para a abordagem de assuntos técnicos; Paradigmas em Linguagens de Programação, Sistemas Distribuídos e Telecomunicações. Parece que o semestre promete, pois pelo que já percebi durante as primeiras aulas nessas disciplinas, muito conteúdo novo vem por aí, e por sinal, tudo isso vai render boas discussões e debates durante as aulas.

Na primeira aula da disciplina de Teleprocessamento, ou como prefere o professor Elbastos de la Plata, Comunicação de Dados, começamos aprendendo um pouco sobre o histórico das tecnologias pelas quais hoje somos extremamente dependendentes, e se não fosse pelas mesmas, a comunicação não teria evoluído da forma como conhecemos hoje. Portanto, é importante frisar a principal timeline dessa evolução, o que a imagem abaixo representa bem:


Segundo o que professor Eduardo Bastos descreveu durante as duas aulas que tivemos até agora, o próximo passo será a chegada da fibra ótica na casa do usuário final, ou seja, no seu modem. A necessidade pra isso podemos perceber cada vez mais na alta demanda por velocidade e qualidade nas conexões, considerando que grande parte da origem disso vem da requisição de conteúdo armazenado na nuvem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário