domingo, 8 de julho de 2012

Os 40 anos da Atari

Observando o advento dos jogos difundidos em fliperamas e percebendo uma boa oportunidade de mercado na área, fundada em 27 de junho de 1972 por Nolan Bushnell e Ted Dabney, a Atari não foi uma empresa comum, mas uma companhia que iniciou o marco dos vídeo games no mundo, popularizando esses aparelhos e consequentemente a indústria de jogos.

Logo em novembro do mesmo ano a empresa lançou o famoso jogo Pong, no qual os jogadores rebatiam um ponto de luz, controlando traços nas laterais da tela. A empresa seguiu desenvolvendo outros projetos, e em 1976 foi comprada pela Warner Communications, alavancando os negócios, e lançando em 1977 o precursor dos consoles domésticos, o Atari 2600.

Chamado também de Atari Video Computer System, o Atari 2600 foi equipado com um microprocessador de 1.19 MHz e 128 bytes de memória RAM, desafiando os programadores a implementar os jogos para rodarem nessa quantidade de memória, sendo necessário a execusão dos mesmos a partir da própria memória ROM.


Logo nos primeiros meses de lançamento do Atari 2600, as expectativas dos executivos da Warner quanto as vendas não foram atendidas, mas com o lançamento de jogos e periféricos para o equipamento, a situação tomou um rumo diferente, se tornando um grande sucesso durante o fim da década de 1970 e início da década de 1980, quando surgiu a primeira desenvolvedora independente de jogos para a plataforma, formada por ex-funcionários da própria Atari, a Activision.

Enquanto isso, no Brasil, diversas empresas trabalhavam no desenvolvimento de consoles compatíveis com o Atari, e na manipulação de seus cartuchos para posteriormente usar nos aparelhos. Era um trabalho um tanto minucioso aos engenheiros e técnicos em eletrônica, mas compensado pelo sucesso das vendas no Natal de 1984 e 1985.

A Atari celebrou na semana passada seus 40 anos de fundação, sendo que em 2001 a Infogramas comprou a Hasbro Interactive, divisão detentora dos direitos da empresa, deixando a propriedade dos clássicos nas mãos da compradora, quem prometeu reinventar a marca.

Nos últimos anos a Atari tratou do desenvolvimento de jogos para consoles e PC´s, fazendo sucesso com séries como Dragon Ball Z e títulos como Test Drive, DRIV3R e Alone in Dark.

A dois anos atrás participamos de uma feira de vídeos games, tratando da evolução dos consoles até o que encontramos hoje, no caso, na época. Clique aqui e aqui para acompanhar as postagens. E veiculamos também um vídeo do jogador Pelé atuando como "garoto propaganda" do vídeo game, clique aqui para assistir.

Abaixo uma produção contendo os melhores games já desenvolvidos para o console:



Fonte: @aletp, Atari BR, Jogos de Atari, Olhar Digital e Terra Games

Nenhum comentário:

Postar um comentário