quarta-feira, 10 de março de 2021

Fui ressarcido pelo CEF mas foi custoso

Em out/2020, postei aqui meu relato e indignação contra a Caixa Econômica Federal, em virtude de ter descoberto que fui uma entre às inúmeras vítimas de fraude no Caixa Tem. O valor de R$ 1.025,28 foi saqueado da minha conta pelo aplicativo. Na postagem, comentei que no dia 17/10/2020 havia registrado um protocolo junto a CEF para contestar o saque indevido. A informação que eu tinha é que dentro de 30 dias, eu deveria receber um posicionamento. E acha que eu recebi?

O tempo passou e nunca chegou uma devolutiva da CEF. O dia a dia é tão corrido, que acabei não conseguindo buscar informações tão cedo, até que no mês passado, em um dia de folga do trabalho, fui à agência aqui da minha cidade, a mesma onde registrei a contestação. 

Chegando lá, a mesma sabatina da outra vez: passei por quatro pessoas diferentes até encontrar quem deveria. Descobri que existem apenas dois profissionais nessa filial que sabem tratar este tipo de pedido. O controle de atendimento por senha que eles usam é confuso, tanto que até chegar nos atendentes responsáveis, assim como da outra vez, a senha não é mais necessária. Precisei ficar esperando-os se "liberarem" pra me manifestar e avisar que eu estava aguardando pela atenção deles.

Quando finalmente sentei em frente a um destes funcionários, fui informado que constava no sistema a aceitação do meu requerimento, apesar de não ter recebido o retorno como prometido há 3 meses atrás. O agente comentou que naquele mesmo dia ainda, eu teria o valor devolvido no Caixa Tem.

Agência da CEF em Sapiranga/RS (Imagem: Jornal Repercussão)

Saí relativamente satisfeito. Entretanto, depois de algumas horas, a pessoa que me atendeu, entrou em contato comigo via telefone e me informou que o dinheiro não entraria mais naquele dia, mas em até 2 dias. OK, agradeci e disse que esperaria. Passaram-se os dias, consultei meu saldo, e nada.

Certamente eu teria que voltar até a CEF e mais uma vez passar pela peregrinação antes de ser atendido. Só assim conseguiria verificar o que ocorreu. No entanto, minha noiva conseguiu o contato do gerente-geral da agência que eu fui. Falamos com ele e fomos informados que estava pendente uma aprovação para eu receber meu dinheiro, por isso, a devolução não ocorreu. Realizada a autorização faltante, ele informou que em 2 dias eu teria o valor.

Passaram-se os dois dias e nada aconteceu. Na semana passada, falamos com ele novamente, e parece que ainda havia uma liberação pendente. Ele tratou e afirmou que em 3 dias eu seria reembolsado. Finalmente e surpreendentemente, dessa vez deu certo. Eu recebi meus R$ 1.024,28 disponíveis.

Como o próprio gerente comentou em um dos áudios que enviou pra @bibspotter, é a "burocracia da burocracia". E eu adicionaria a isso, processos mal desenhados, ausência de gestão da informação e conhecimento, recursos tecnológicos pouco eficientes, e além disso, pessoas pouco comprometidas em resolver os problemas alheios. Se não fosse com um escalation, é bem possível que eu ainda estaria aguardando um retorno que certamente não viria com facilidade. Gostaria muito que tudo tivesse funcionado organicamente, da maneira como deveria. Pegamos um "atalho"e não me orgulho disso, mas se não fosse este caminho alternativo, sabe-se lá quando eu veria a cor dessa grana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário