sábado, 27 de março de 2021

Quando o óbvio não é tão óbvio

"Pra quê complicar?" Certamente você já ouviu essa frase alguma vez na sua vida. Ou no mínimo algo parecido com isso, não é mesmo?

Bom, as pessoas são complicadas. Tudo começa no corpo humano, uma máquina minuciosa, estruturada e complexa, gerenciada por um órgão que também carrega um misto de complicação. O cérebro é a nossa CPU, formado por uma arquitetura minimalista, repleta de filamentos que se conectam e conduzem impulsos para controlar todas as operações que compõem o sistema nervoso central. Nada simples até aqui.

Não é por nada, que está na natureza humana, empregar um grau de complexidade em coisas que na realidade poderiam ser bem mais fáceis. Por vezes, ignoramos o óbvio para seguir padrões de concepção difíceis e complicados.

Leonard, Howard, Raj e Sheldon, quatro cientistas renomados da série The Big Bang Theory, ajudando a vizinha Penny na montagem de um rack pra sua sala.

Entretanto, apesar de todo o melindre que pode se esperar de um indivíduo, é comprovado que a idealização de algo novo, seja ele formado por uma marca, produto ou serviço, deve possuir os argumentos certos para que seja de fácil entendimento pra qualquer um. Caso contrário, por mais que o conteúdo faça sentido, se não apresentado de uma forma simples, direta e eficaz, provavelmente estará fadado ao fracasso, pois o público não entenderá as intenções desejadas naquela iniciativa.

O óbvio pode parecer banal, comum demais, que não chama a atenção, mas possui um alto grau de compreensão pela sociedade. Ele é capaz de prender a atenção das pessoas, e com isso, conquistar a sua confiança e aceitação.

Mas de onde surgiu esse assunto?

Já faz algum tempo que eu estava de olho na leitura de Adams Óbvio, um livrinho que foi publicado pela primeira vez em 1916, em um periódico chamado The Saturday Evening Post. Seu autor, Robert Updegraff, retratou em formato de conto, uma história que é lembrada até hoje no mundo corporativo, servindo de referência e aprendizado para que muitos profissionais apliquem nos seus negócios.

clique na imagem para ampliar

Adams Óbvio: Como obter sucesso incomum na vida profissional | ao lado do E-book estão algumas reflexões propostas pela própria editora, que detém os direitos da edição.

Hoje, então, finalmente entrei na Amazon e adquiri um exemplar. Pouco mais de R$ 12 reais por uma leitura leve e rápida. Recomendo muito! Quanto a narrativa, pra quem se interessou e ainda não leu, não vou dar spoiler, mas sobre as lições que ela expressa, bom, aí acho que essa postagem já fala por si.

Nenhum comentário:

Postar um comentário