domingo, 30 de setembro de 2012

Assoprar cartuchos de video game danificava o equipamento

Um ritual que ficou muito famoso durante as décadas de 1980 e 1990 entre os players de video games no mundo todo, foi assoprar o cartucho (alguns chamam de fita) para garantir o "bom funcionamento" do game durante uma partida com os amigos.

A partir de um estudo realizado por Frankie Viturello, integrante do Digital Press Webcast, ficou concluído que assoprar os cartuchos poderia causar problemas a longo prazo, resultado que não é nada surpreendente pra mim. Afinal, conforme os desenvolvedores da pesquisa comentam, a umidade impregnada no assopro, com o passar do tempo, poderia causar a corrosão das trilhas e soldas empregados na placa lógica dos cartuchos, parte desse material constituído de cobre. Segue abaixo uma imagem demostrando a diferença entre a placa de um cartucho que nunca foi assoprada e outra que constantemente foi assoprada durante o período de testes:


Segundo Virurello, a prática de assoprar o cartucho poderia ser considerada totalmente sem sentido, levando em consideração que na maioria das vezes o jogo não funcionava na primeira vez que o cartucho havia sido inserido no console, devido a falta de precisão no encaixe, considerando que os pinos do slot presente no console não haviam encontrado os terminais referentes na placa do cartucho. Dessa forma, as chances de funcionamento em torno da prática de apenas remover o cartucho e encaixar o mesmo novamente eram grandes, preservando assim a vida útil dos componentes.

Bom, provavelmente essas informações vão servir apenas para conhecimentos gerais, pois acho um tanto difícil alguém usar um video game que funciona baseado em cartuchos ainda, salvo os saudosistas de plantão que preservam sua coleção de relíquias e provavelmente não fazem questão de ficar assoprando as pobres fitas a cada dia que passa.

Para ler uma descrição completa baseada na pesquisa, clique aqui (em inglês).

Fonte: Kotacu Brasil e Tech Tudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário