domingo, 26 de agosto de 2012

Quando um nerd não conhece o próprio hardware

Nos últimos dias tenho só usado meu laptop. Como estou longe de casa, deixei meu cômodo desktop parado, o netbook com meus pais e trouxe o notebook que comprei no início do ano.

Considerando que desde que comprei o HP Mini 3115BR no ano passado, havia abolido o uso de notebooks, e ficava somente entre ele e meu velho desktop, mas como eu sabia que iria precisar agora durante a viagem de uma outra máquina, e parece que estava adivinhando que o First Line FL 199 iria partir dessa pra melhor, tanto que as peças dele estão enfiadas em uma caixa lá na garagem de casa no Brasil, comprei um novo notebook, um HP 420. É uma máquina de baixo custo, processador Celeron, 2 GB de RAM e 160 GB de HD. Na verdade era um saldo, peça de amostra, que arrematei em uma loja lá em Novo Hamburgo.

A máquina é ótima e como minha fase de designer gráfico em 3D já passou faz um bom tempo (sim, eu tinha até uma comunidade no Orkut - CG e Animações - 3DS Max), não me apego a nenhum tipo de jogo e o máximo que faço são algumas montagens e edições básicas de vídeo usando softwares que atendem essa demanda, fiquei com o saldão.


Tenho mania de deixar diversos aplicativos abertos ao mesmo tempo, softwares básicos, mas entre os dois browsers em execusão devo ter umas 40 abas abertas, além de preferir não desligar o notebook todos os dias, somente fechando a tampa e hibernando o sistema, os 2 GB de memória acabaram não sendo suficientes. Dessa forma, resolvi ir atrás de mais um módulo de memória de 2 GB, o que fecharia 4 GB. Considerando que essa máquina já deveria estar parada na loja por uns 2 anos, fechando quem sabe quase 3 anos de idade agora, logo pensei que o padrão de memória seria ainda o velho DDR2 e sem me certificar, fui na Best Buy e comprei um móldulo DDR2 de 2 GB e 800 Mhz por $ 38 dólares (CAD). Quando fui instalar, aconteceu o que vocês já devem estar imaginando, o padrão de memória desse notebook é DDR3 e não DDR2, o que me faz pensar que apesar da configuração baixa, ele não é tão velho assim como pensei.


Não sei se fico feliz porque um módulo de memória DDR3 de 4 GB custa em torno de $ 20 dólares (CAD) ou triste, porque acabei gastando nesse módulo que não vai servir agora. Provavelmente seja possível trocar, mas estou pensando em guardar ele e quando voltar colocar no netbook pra "bombar" um pouco mais na configuração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário