terça-feira, 19 de abril de 2011

Semana Acadêmica do ICET: Universidade Feevale

Para os amigos revoltados, assim como o @marcosbarbosa, quem afirma que não faço mais publicação alguma sobre #FAIL´s nesse blog, aguardem, pois, nossa "hortinha" está em um período de seca.

Enquanto isso, vou comentando sobre minha "corrida" vida de nerd/geek estudante de tecnologia da informação.

Pois bem, na última semana ocorreu na Universidade Feevale (ainda preciso dizer que estudo lá?) a Semana Acadêmica do Instituto de Ciências Exatas e Tecnológicas.
Basicamente é um momento do semestre quando ocorrem diversas palestras e minicursos voltados para as áreas que o instituto recebe, sendo uma delas, a TI.

Portando, quero compartilhar com os amigos os materiais e impressões coletadas em duas palestras.


A primeira ocorreu na segunda-feira (11/04/11), intitulada "Cultura da Inovação", comandada pelo ilustre Ph.D Charles Bezerra. Não vou entrar muito em detalhes quanto, pois, consegui gravar o audio da mesma na íntegra, disponibilizando para vocês:



Download do audio


A segunda palestra que eu gostaria de comentar foi ministrada pelo reconhecido professor Delfim Luís Torok, possuindo como tema principal "Básico de Linguagem C para Microcontroladores".

Ao meu ver, tirando a manhã fria e chuvosa de sábado (15/04/11), quando ocorreu a palestra, com toda a certeza valeu a participação.

Delfim entende mesmo do assunto e com certeza aprendemos muito com ele.
Primeiramente, o estimado professor fez uma básica apresentação conceitual da linguagem C, assim como também, os microcontroladores.
Podemos perceber facilmente que nosso mestre acredita que o princípio básico para um aluno ser considerado apto para trabalhar desenvolvendo em C é conhecer Assembly, principalmente quando se fala de aplicações na eletrônica.

Torok também lembra sobre as várias limitações que existem nos microcontroladores, falando principalmente sobre a baixa capacidade de memória, o que consequentemente leva aos programadores ter a necessidade de manipular um código mais enxuto e simples.

A importância de um código organizado e principalmente bem comentado é percebida enquanto nosso professor falava. É fundamental que os programdores entendam que um comentário não é somente uma repetição da linha de código que foi escrita, mas sim, algo que vai realmente auxiliar os desenvolvedores em futuras análises e correções de problemas.

Foi realmente interessante ouvir as comparações que Delfim fez quanto a programar utilizando C para um PC e para um microcontrolador. Claro que as ideias iniciais são as mesmas, porém, alguns detalhes mudam. Um bom exemplo é o loop (repetição contínua de um fragmento do código), o que pode ser considerado uma das rotinas básicas na programação em C para microcontroladores, algo que para programadores voltados aos PC´s deve ser fortemente evitado.

Ao final da palestra, uma boa conclusão que consegui colher é que para programar para esses tal de microcontroladores, não basta conhecer algoritmos, assim como também, a linguagem usada. É extremamente necessário conhecer o componente para o qual estamos trabalhando.
Existem milhares de modelos de microcontroladores no mercado.
Se um profissional tem em mente um projeto para usar determinado modelo, deve estudar todas as limitações do mesmo, e sendo que um bom começo é ler seu manual.


Bem, eu particulamente tenho uma grande simpatia por esses eventos. E agradeço a coordenação da universidade pela disponibilidade de trazer os mesmos para nós alunos.
Com toda a certeza ganhamos muito crescimento com isso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário