domingo, 29 de agosto de 2021

FIGITAL. Sim, escrito com "F".

Quando você lê a palavra "FIGITAL", é bem possível que pense: "Poxa, esbarraram no 'F' enquanto queriam digitar 'D'.". Até poderia ser, pois são letras vizinhas no teclado. Mas não, está correto. E certamente você ainda escutará falar bastante neste termo.

Beleza, mas qual o significado de figital?

Figital é o acrônimo de "físico" e "digital". Simples assim. No entanto, há quem diga além, o que é o caso do guru da tecnologia, Silvio Meira, que se aprofunda nessa monograma e defende que figital, em adição a compreender os termos "físico" e "digital", também considera o "social". Afinal, tudo sempre está relacionado com pessoas.

Figital = Físico + Digital + Social

A pandemia – sim, de novo ela – impulsionou a assunção dos negócios para uma realidade figital, reconhecendo como um caminho sem volta trabalhar em um modelo híbrido de operação. Fundamentado na experiência de venda omnichannel – onde não há mais a possibilidade de atender "por aqui" OU "por ali, porém, "por aqui" E "por ali" – o figital faz com que as marcas estejam presentes em todos os canais de atendimento. O social rege essa transformação baseado nas necessidades e experiências de consumo, dado que os consumidores estão cada vez mais informados e exigentes. Não é por nada que o público sabe reconhecer quando vivencia situações positivas e se manifestar caso algo não saia tal qual o esperado.

Mas para o varejo, o omnichannel já não é tão novo, visto que grandes redes já trabalham dessa maneira há algum tempo, possibilitando que clientes possam comprar no site e retirar na loja, por exemplo. Entretanto, para muitas áreas que trabalham no setor de serviços, e aqui me refiro à medicina, educação e até mesmo relações corporativas – reuniões online e o trabalho remoto que o digam –, a virada foi gigante.

O Sindilojas (SP), que já reconhece o figital como uma tangente para o mercado, reflete que o formato fortalece as perspectivas de apoio do negócio, uma vez que trafega entre ambientes distintos, todavia, mantendo uma conexão. Ademais, o órgão retrata que figital está igualmente relacionado com estratégia de vendas e que a tendência, contanto que as marcas promovam uma comunicação assertiva, é que os consumidores percebam a convergência entre físico e digital.

Preparando-se para futuros figitais

Silvio Meira – já citado no início do post – não se limitou apenas a acrescentar o social na fórmula que leva ao figital, mas percebeu a necessidade de descrever um método que prevalecerá para os futuros figitais. Ele corrobora também para o que se pode chamar de transformação figital.

Com isso, Silvio descreveu 4 fundações, 5 princípios e 20 lógicas que se aplicam em futuros figitais. Tal conteúdo está distribuído em 5 artigos publicados no seu blog. A seguir, compartilho um resumo em tópicos deste material, assim como, os respectivos links de acesso.

5 Princípios, 4 Fundações e 5 Lógicas de Silvio Meira

OK, e agora?

A evolução é uma tendência natural. Com COVID ou sem COVID, uma hora as coisas iriam mudar. Essa transição toda deve beneficiar tanto quem produz quanto quem consome. Contudo, é sabido que a sociedade do consumo é ferrenha, portanto, se em algum momento se perceber que ajustes neste novo modelo deverão ser feitos, certamente serão aplicados em tempo de voo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário