terça-feira, 31 de agosto de 2021

Top 100 sites mais acessados no Brasil em 2021 por categoria

Existe uma infinidade de sites publicados ao redor do globo. É até difícil contar, face a variação de nomes possíveis. No entanto, de acordo com uma pesquisa publicada pela Verisign, que atua na área de segurança e redes, no terceiro trimestre de 2019, haviam 157,4 milhões de domínios com a extensão ".com" e ".net" – as mais comuns – publicados na internet no mundo todo.

Consumo de internet

No Brasil, o Registro.Br, órgão que administra o registro de sites ".br", aponta que há 4.847.407 registros na data de publicação desta postagem. Como eles mantém o acompanhamento em tempo real, este número pode constantemente variar para mais ou para menos, pois a todo o momento novos domínios entram ou saem da base.

E por falar em números, nos últimos dias, a SEMrush, especializada na análise de dados e algoritmos da internet, publicou uma análise dos top 100 sites mais visitados no Brasil em 2021. Sim, o ano ainda não acabou, mas eles já tiraram essa "febre". E aí, bateu aquela curiosidade pra ver como estamos? 😬

Vamos começar com os top 10, beleza?

There we go.

Top 10 sites mais acessados pelos brasileiros

Sites de pesquisa (imagina se o Google não iria aparecer), entretenimento, redes sociais, notícias, governo, compras, e olha, até conteúdo adulto apareceu 😏. Será que isso identifica, de maneira resumida, os hábitos de navegação dos brasileiros? 🤔

E agora, os top 100, também classificados por categoria

Para ilustrar melhor, elaborei um gráfico. Também, as categorias ou gêneros de cada site, foram definidos por esse que vos escreve. No total, identifiquei 20 categorias. A SEMrush listou o posicionamento, o domínio, o tráfego mensal, as páginas por visita e o tempo (em minutos) no site, tal como está na tabela da imagem anterior. Com isso, eu capturei os dados, classifiquei e montei essa breve análise.

Top 100 sites mais acessados no Brasil em 2021 | Quantidade de sites por categoria

Caso deseje, disponibilizo aqui para download o arquivo que utilizei ao trabalhar nos dados. Sinta-se livre para manipulá-lo e criar visões diferentes. Se tiver alguma consideração em relação a classificação que realizei, por favor, compartilhe.

O ranking completo dos sites está no arquivo mencionado. Se não quiser baixá-lo, aí pode ver direto na publicação da SEMrush.

E o que se pode concluir com isso?

Primeiramente, que sites associados ao governo, no montante analisado, estão em maior número. Por meio desse dado, pode-se pensar que o povo está preocupado com as suas obrigações legais, buscando por orientação na legislação disponível. Os domínios não estão associados apenas ao governo federal. Há endereços relacionados a vários estados.

Na sequência, observamos os sites de compras. O E-commerce é uma modalidade de consumo que anda batendo recordes financeiros, o que certamente explica sua representação em relação aos acessos online.

Os portais de notícia, em terceiro, também apresentam destaque. O consumo de informação, para muitos usuários, sempre foi – e pelo jeito continua sendo – uma das maneiras de investir no tempo conectado. Afinal, sempre há quem aproveite uns minutinhos do dia pra se manter informado.

Por fim, redes sociais, sites adultos, pesquisas e entretenimento, acho até que não aparecem em maior quantidade por falta de opções. E não estou dizendo que deveria haver outros sites assim, só penso que se houvesse, é bem possível que os usuários passariam mais horas navegando por este tipo de conteúdo.

E aí, esse comportamento online te representa? Tem coragem de passar um pente fino no seu histórico de navegação pra confirmar? 😅

Nenhum comentário:

Postar um comentário