sábado, 5 de dezembro de 2020

O mundo que era VUCA agora é BANI

É bem provável que você já ouviu falar no mundo VUCA, um acrônimo para Volatile, Uncertain, Complex e Ambiguous, ou em português, Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo. Esse conceito surgiu ainda nos anos 1980, no fim da Guerra Fria. Mais tarde, o princípio se popularizou na indústria, pois retratava de forma fidedigna a realidade vivida na sociedade. 

Em 2018, durante um evento no Institute for The Future (IFTF), o antropólogo e futurista, Jamais Cascio, apresentou uma nova visão em relação ao VUCA. A interpretação de Cascio foi chamada de BANI, a sigla para Brittle, Anxious, Non-linear e Incomprehensible, ou em tradução, Frágil, Ansioso, Não linear e Incompreensível.


Apesar de já terem se passado dois anos desde o seu surgimento, somente com a pandemia em 2020, o mundo BANI passou a ser encarado pelas pessoas. As características determinadas por essa nova percepção foram potencializadas diante do novo cenário econômico e social provocado pela Covid-19.

Nota: Recebi a imagem acima em um grupo de Whatsapp, o que me motivou a falar um pouco sobre a origem do VUCA e do BANI. Mas o que mais me preocupa é: será que estamos emocional e psicologicamente preparados para um mundo BANI?

Fonte: Adriane Moraes (Medium), Revista EBS e Whow

Nenhum comentário:

Postar um comentário