segunda-feira, 20 de abril de 2020

Sim City: Um vício de décadas

O ano é 1999. Eu estava na 2ª série quando a escola instituiu uma disciplina dedicada ao laboratório de informática, a partir da qual, tínhamos 1h na semana para acesso aos computadores. 

As atividades propostas para "usar os PCs" eram básicas e na maioria das vezes relacionadas com os temas estudados em sala de aula. Ou seja, se estávamos aprendendo sobre plantas, nossa tarefa era desenhar alguma espécie (possivelmente abstrata 😅) no Paint. Em outras situações, poderíamos ter escrito algum pequeno texto sobre nossas férias de inverno, por exemplo, e no laboratório deveríamos catar milho por algumas horas na tentativa de transcrever tudo para o Wordpad.

 SimCity 2000

Geralmente quem acabava as atividades primeiro, tinha a possibilidade de navegar por alguns joguinhos disponíveis localmente nos "micros" (como a professora chamava), pois a internet ainda era restrita. Foi aí que descobri o maravilhoso mundo de SimCity (possivelmente a versão 2000 que nem sei como a escola tinha instalado, mas OK).

Alguns anos mais tarde, em 2002, quando ganhei meu primeiro computador, um colega de trabalho do meu pai nos deu uma cópia de SimCity 3000. Meu irmão e eu passávamos horas matutando nossas cidades. Apesar de não termos jogado tanto quanto eu gostaria (devido ao longo período que eu achei que o computador estivesse com vírus e não queria ligá-lo para não sermos contaminados 🙉), posso dizer que ele estava na lista dos meus games prediletos, pois a sensação de construir, reconstruir e gerenciar tudo era muito bacana.

 SimCity 3000

Muitos anos depois, mais precisamente na semana passada durante o feriado de Páscoa, resolvi instalar SimCity BuildIt no iPad. Resisti um pouco antes de começar a jogar, mas depois que cedi, confesso que ficou difícil de parar.

SimCity BuildIt

Não tenho muito o hábito de investir tempo jogando alguma coisa, mas agora revivendo SimCity, está diferente. Em menos de uma semana, minha população está em mais de 38 mil habitantes e alcancei o nível 15 de maturidade na minha cidade. Entretanto, estou me "policiando" para não ficar viciado, mas admito que a ideia de passar o dia jogando é bem tentadora. 😅

Nenhum comentário:

Postar um comentário