quarta-feira, 2 de maio de 2012

Semana Acadêmica 2012 - Palestras

Semanas atrás fiz uma postagem divulgando e indicando algumas oficinas da Semana Acadêmica 2012 do ICET na Universidade Feevale. Hoje vou comentar sobre as três palestras que participei durante o evento.

A primeira ocorreu na sexta-feira (13/04/12), com o título "Ame o que você faz ou faça outra coisa" ministrada pelos sócios da agência de publicidade e produção, Box3 em Porto Alegre, Rodrigo Sanvicente juntamente com Luciano Antunes, compartilhando experiências e induzindo todos os presentes a realmente amar o seu trabalho, caso contrário, começar a pensar em mudanças é uma boa alternativa.

O que é bastante comum nos útlimos tempos é a falta de mão de obra qualificada. As pessoas querem encontrar um bom emprego, e principalmente ganhar dinheiro, contudo, acabam ficando limitadas em fazer o mínimo possível pra isso, e principalmente, são capazes de aderir funções pensando unicamente no lado finaneiro, acabando por esquecer da velha história sobre o dinheiro, o que tudo pode comprar, menos a felicidade.

A palestra incentivou o pessoal quanto ao fato de conversar consigo mesmo, questionando: "será que estou no caminho certo?" ou "será que estou fazendo o que gosto?", sendo que na Box3, o principal requisito é amar o seu trabalho, demonstrando resultados, assim como o grau de satisfação existente em tudo aquilo.

Realmente gostei da palestra, e consegui me identificar, tentando concluir que meus princípios estão certos, continuando na busca pelo meu melhor, assim como também, encontrando o meu diferencial.

Na segunda-feira (16/04/12), nosso estimado amigo André Gugliotti ministrou a palestra "Primeiros Passos no Magento Commerce". Com todo um embasamento histórico, essa foi a segunda vez que o André apresentou a palestra na Feevale, pois no último ano, ele esteva no FLISOL com a mesma. Contudo, dessa vez o público estava mais focado, e consequentemente mais técnico.
André demonstrou a falta de profissionais e empresas qualificadas para trabalhar com eCommerce no Brasil, principalmente na área técnica, assim como business. Até porque, o André é um dos consultores mais conhecidos em nível nacional, dominando o uso da ferramenta e seus processos.


Seguindo o conceito da palestra, recebemos informações sobre o versionamento do Magento, iniciando na versão Community que é opensource e recomendada para quem está começando, assim como nunca confiar em magenteiros (o cara que não sabe usar o Magento, só faz a instalação, o que não passa de processos), e também NUNCA, NUNCA alterar o tema base de uma instalação.

A instalação padrão do Magento é formada por cerca de 467 arquivos e 237 pastas. No início pode assustar um pouco, mas depois os resultados começam a aparecer.

Se você nosso jovem leitor e amigo ficou "pilhado" por estudar a ferramenta, saiba que o André está bastante interessado em ministrar um curso sobre Magento aqui na região metropolitana de Porto Alegre / RS. Precisamos do feedback dos interessados para assim confirmar a existência de mercado, e posteriormente procurar por possíveis parceiros.

Enquanto isso, links importantes para o início dos estudos na ferramenta:

Lista de E-mails no Google - "magentobr"
Canal do Magento no YouTube - http://www.youtube.com/magentocommerce

Na terça-feira (17/04/12) ocorreu a palestra de encerramento, Inovação na Velocidade da Web. O Futuro das Corporações... Hoje, ministrada por João Itaqui. A ideia foi demonstrar e apresentar diversos serviços que a Google oferece, focando no meio corporativo, pois muitas vezes nós, usuários domésticos, acabamos não recebendo detalhes quanto a aceitação dessas ferramentas, o que por sinal, a adesão está em crescimento, principalmente quando as empresas percebem que trabalhar na nuvem pode ser mais prático e rentável ao que investir em armazenamento dentro da própria estrutura.


Dessa forma, mais uma Semana Acadêmica foi encerrada.
Eventos assim são inteiramente importantes para o meio acadêmico, pois é uma oportunidade dos alunos conhecerem projetos e conservarem o networking, o que hoje é essencial em todas as profissões.
Aguardamos o próximo ano com mais atividades e palestras!

Nenhum comentário:

Postar um comentário