segunda-feira, 12 de julho de 2021

Sonhos, lembranças e coisas automáticas

Mudanças na vida da gente ocorrem o tempo todo. E depois que algo muda, às vezes, a nossa cabeça está tão modelada que continua achando que os passos seguidos em um passado não tão distante, ainda refletem na realidade. As lembranças ficam, mas a rotina muda.

Lembro de um colega de trabalho, relatando que antes, ele precisava pegar um ônibus para chegar no emprego, mas depois, quando mudou, passou a morar perto da empresa, tanto que costumava ir andando. Certo dia, o que aconteceu? Quando ele saiu de casa, ao contrário de sair andando, foi pra parada e ficou esperando o ônibus. 😂

#PraTodosVerem: Na tirinha, o despertador toca, mas o personagem ignora, pois justifica que já se formou há 3 anos. Como ele continua dormindo, horas depois, ele recebe uma mensagem do seu chefe questionando – onde foi que você se meteu?

O quadrinho acima, além de cômico, lembra o que ocorre comigo. Diferente do que você deve estar pensando, não, eu nunca perdi a hora por achar que poderia ficar dormindo em virtude de estar formado. 😬 Mas algo que considero que meu subconsciente não consegue assumir é minha transição da vida escolar para a profissional.

Justifico isso baseado no fato que seguidamente sonho que ainda estou na escola, mesmo já fazendo 12 anos desde que me formei. Pois é, bem nostálgico. 👀 E é engraçado que dependendo do sonho, a escola varia entre às quatro instituições (contando com o curso técnico), onde eu estudei. Na fantasia, geralmente estou atrasado pra entregar algum trabalho. 😅

Mas qual a relação entre sonhos, lembranças e coisas que fazemos no automático?

Na verdade, toda. Creio que não seja novidade pra você que lembranças e sonhos estejam relacionados. E é isso que pesquisas recentes realizadas pelo Dr. Tore Nielsen, do Laboratório Dream and Nightmare, da Universidade de Montreal no Canadá, afirma. 

Além do mais, fontes indicam que os mesmos estudos sugerem que as imagens e situações que surgem durante os sonhos são construídas pelo cérebro de maneira aleatória. Essa montagem é definida como memória implícita, coincidentemente a mesma que utilizamos para execução de atividades "no automático".

E aí, você também costuma sonhar e eventualmente conflitar o enredo do sonho com a realidade?

Com informações Incrível.Club

Nenhum comentário:

Postar um comentário