domingo, 19 de janeiro de 2020

Um estranho de patinete: Comentários sobre o Foston S08 Pro

Quando eu tinha 10 anos, ganhei no Natal um patinete, daqueles modelos de alumínio que na prancha tinha uma lixa adesiva com a escrita "Scooter". Era muito legal! Lembro que nas férias de verão, eu passava o dia "patinetando" ao redor de casa e as vezes até arriscava uns "rolezinhos" mais longe, como quando minha mãe pedia pra eu ir no mercadinho, por exemplo.

Alguns anos depois, eu disse pra meu pai que eu queria um patinete novo, mais robusto, com o qual eu pudesse ir pra escola, que ficava a cerca de 3 km de casa. Principalmente por ser uma zona relativamente movimentada da cidade e eu ainda ter apenas 13 anos, o risco era alto. Também não sabíamos se existia um modelo adequado. Portanto, a ideia não se materializou.

Recentemente, quando começaram a aparecer os patinetes motorizados, tanto a combustão quanto elétricos, fiquei bem motivado a ter um. Mais ainda quando a Yellow começou a espalhar nas grandes capitais seus modelos, oferecendo um serviço de locação. Meu experimento ocorreu em dezembro/2019, quando passei um fim de semana em São Paulo com o pessoal do trabalho para participarmos de uma festa da empresa. Na saída do hotel, bem na esquina, haviam dois "Yellows" (que agora são Grin ou Rappi) estacionados na calçada. Antes de irmos para o aeroporto, um colega e eu resolvemos dar uma voltinha com eles pela Av. Paulista.

 Valter (meu colega) e eu de patinete na Av. Paulista

Depois desse dia, comecei uma busca implacável por um patinete elétrico. Encontrei uma postagem relatando um comparativo entre 7 modelos, o que serviu para direcionar minha pesquisa. Fiquei bem interessado no Xiaomi M365, mas por ser quase uma cópia desse modelo, porém um pouco mais barato, acabei ficando com o Foston S08 Pro. Ressalto que os preços sugeridos no artigo que "linkei" estão bem abaixo do que encontrei no mercado.

Achei um review muito bom sobre esse patinete. O autor trabalha com dronemodelismo e usa seu Foston para ir até a pista onde supostamente "corre" com seus drones.

Já fazem três semanas que estou com meu Foston. Paguei R$ 1630,00. O valor original seria R$ 1499,00 no dinheiro. Contudo, como eu paguei no débito e houve mais o custo da entrega, fechei com a loja nesse valor. Não me arrependo da compra, inclusive recomendo para quem deseja um uso casual. Minha intenção não é utilizá-lo diariamente, mas apenas nos finais de semana. No domingo passado, em pouco mais de 30 minutos rodei 8,88 km. Ontem, foram 11,24 km em 48 min. Como ele não possui nenhum aplicativo de monitoramento, pois não oferece conectividade bluetooth, tenho utilizado o smartwatch Amazfit BIP em modo ciclismo para medir as distâncias percorridas.

 Foston S08 Pro dobrado

Foston S08 Pro

Workload com Amazfit BIP

Apesar de estar satisfeito com a compra, tenho três percepções, digamos, negativas que eu gostaria de compartilhar:
  1. Ele possui apenas o freio traseiro e é a disco. Tenho notado que está fazendo bastante barulho em alguma freada mais longa e isso tem me incomodado. Contudo, vou verificar se é possível amenizar esse ruído.
  2. Tenho sentido que o acelerador está meio trancado, pois ao soltá-lo, o botão não está retornando por completo ao estado inicial, acarretando no patinete sempre ficar acelerado, caso eu não puxe de volta o botão. Vi que tem um parafuso na parte de baixo e acredito que posso regular a precisão do acelerador através dele, então, acho que esse ponto é contornável.
  3. Calibrar o pneu dianteiro é complicado. O ventil da camara é muito curto e como o motor é na frente, protegido por uma calota saliente ao aro, o acesso para encaixar o bico de um calibrador desses de posto, por exemplo, é inviável. Em uma casa de ciclismo, eu consegui comprar um extensor, no entanto, não tem sido totalmente eficiente, pois ao desaparafusar o adaptador, após finalizar a calibragem, o pneu perde algumas libras, o que faz voltar a não estar calibrado. Apesar de existirem soluções de contorno, como encher utilizando uma pistola de ar, nunca saberei se estou calibrando com o valor correto. Por isso, ainda busco uma solução melhor. Sobre a calibragem, em um vídeo, encontrei uma tabela que propõe uma margem do peso do usuário em relação aos PTS que devem ser utilizados para calibrar o pneu dianteiro e o traseiro. Desejo utilizar esses valores como referência para não prejudicar o aro ao longo do tempo.
 Calibrar pneu patinete Foston S08 Pro

Acho engraçado que quando passo pela rua, ao menos aqui onde eu moro, as pessoas ficam olhando com cara de espanto, como se nunca tivessem visto algo igual. As crianças gritam: "Olha, um patinete de motor!". E os mais velhos comentam: "Eu precisava de um assim pra ir trabalhar...".

Em todo o caso, já adianto que não sou o cara mais bonito do mundo andando de patinete. Então, se você vir um nerd, meio gordinho e com as costas um pouco curvadas passando de patinete na frente da sua casa, pode comentar, mas por favor, não faça piada, pois só estou me divertindo um pouco. 😁😁😁

Nenhum comentário:

Postar um comentário