quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Uma passada pela Mostratec 2015

Não são todos os anos que consigo passar pela Mostratec (Mostra Brasileira e Internacional de Ciência e Tecnologia). Mas nesse, aproveitei as férias pra tirar algumas horas e visitar o evento. A feira ocorre anualmente, em meados de outubro, promovida e idealizada pela Fundação Liberato e já faz alguns anos que vem ocorrendo nos pavilhões da FENAC em Novo Hambrugo/RS. Nesse ano o evento celebrou sua trigésima edição e aconteceu durante a semana passada, entre os dias 26 e 30.

30ª Mostratec

Foram 380 projetos apresentados por estudantes de 19 países, além de outros 160 projetos elaborados por estudantes do ensino fundamental, compondo a Mostratec Júnior, uma iniciativa que surgiu dentro da própria feira, funcionando como oportunidade para os mais jovens também demonstrarem seu potencial criativo.

Foto/reprodução: http://www.jornalnh.com.br/
30ª Mostratec - Premiação

E como toda a feira acaba criando um certo viés competitivo, na noite de sexta-feira (dia 30), a cerimônia de reconhecimento e certificação aos melhores colocados foi realizada no Teatro Feevale. A premiação foi desde troféus e medalhas até bolsas de estudo e oportunidades para participar de feiras no exterior.

30ª Mostratec - Estandes

30ª Mostratec - Estandes

Em paralelo com a Mostratec e Mostratec Júnior, também ocorreram as competições de Robótica Educacional, o SIET (Seminário Internacional de Educação Tecnológica), além da 33ª Feira Regional do Livro de Novo Hamburgo, que não ocupou propriamente o mesmo espaço das demais atividades, mas proporcionou aos visitantes a oportunidade de prestigiar mais essa atração na entrada ou saída do centro de eventos da FENAC. É importante lembrar que todo o evento contou com diversos patrocinadores, apoiadores e instituições parceiras (como Intel, Unesco e CNPq) que também trouxeram um pouco das suas experiências com ciência e tecnologia pra demonstrar aos visitantes e participantes, o que engrandeceu e valorizou muito todo o cenário.

Foto/reprodução: www.facebook.com/Liberato-Salzano-Vieira-da-Cunha
Mostratec Júnior

Robótica Educacional 

Diferente dos anos anteriores que andei pela Mostratec, nessa vez acabei não registrando nenhuma outra foto (além das que compartilhei acima) ou tomando nota de algum projeto que fiquei interessado pra depois comentar por aqui. Realmente foi uma visita rápida e sem muito compromisso, mas mesmo assim, acho válido deixar o registro.

Para maiores detalhes, visite o site oficial da feira, assim como a página no Facebook tanto do evento quanto da Fundação Liberato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário