domingo, 5 de julho de 2015

Aos 63 anos, morre Matti Makkonen, criador do SMS

Seria incerto afirmar que a comunicação móvel estaria estruturada da forma como conhecemos hoje, se em 1984, Matti Makkonen não estivesse trabalhando no desenvolvimento do SMS (Short Message System). Finlandês e engenheiro da Nokia, na época, Makkonen não imaginava a difusão que o sistema iria tomar no decorrer dos anos, tanto que o recurso chegou ao mercado apenas em 1994, com o lançamento do Nokia 2010, o primeiro celular que permitia enviar e receber mensagens. A partir disso, o serviço ficou cada vez mais popular, principalmente no início da década de 2000, com a popularização dos planos pré-pagos, o que compensava em termos de custos utilizar as mensagens como forma de comunicação.

Durante o desenvolvimento do seu trabalho, Makkonen não atentou diretamente ao fato de registrar a patente da sua invenção ou mesmo manter os documentos originais que evidenciavam todo o histórico do projeto, por isso, não foi por menos que em 1992, um engenheiro da Vodafone na Inglaterra, enviou o que ficou marcado como o primeiro SMS da história. Mas o reconhecimento aconteceu, tanto que em 2008, a revista The Economist concedeu a Makkonen o prêmio de inovação, fazendo menção a sua criação.

Matti Makkonen

Makkonen sempre foi humilde o suficiente pra acreditar que ele não foi o único responsável pelo desenvolvimento do sistema, mas sim, todos os engenheiros e demais envolvidos que compartilharam com ele o trabalho, principalmente a Nokia. Em uma entrevista à BBC News em 2012, Makkonen disse que acreditava que o texto é o meio de comunicação que estará entre nós para sempre, mencionando também que não gosta de abreviação de palavras quando envia um SMS, pois tem paixão pela língua finlandesa e utiliza os 160 caracteres das mensagens pra isso.

Matti Makkonen morreu na última terça-feira (30/06/15) com apenas 63 anos. As causas da sua morte não foram divulgadas.

Atualmente mais de 5,4 bilhões de pessoas ao redor do mundo utilizam o SMS diariamente para comunicação, número que corresponde a 75% de toda a população no mundo. Apenas nos EUA, o volume total de mensagens trafegadas excede a marca de 2 trilhões por ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário