domingo, 29 de junho de 2014

Análise e Instalação do Google Chromecast

Quase 10 meses desde o seu lançamento no mercado americano, em julho de 2013, o Google Chromecast resolveu aparecer por terras brasileiras, conforme o anúncio da empresa, ainda no início de maio de 2014. Parecido com um pendrive, o Chromecast tem a função de transformar qualquer aparelho de TV com entrada HDMI em uma smart TV, possibilitando o streaming de arquivos, a partir de um tablet, smartphone ou computador, diretamente para a TV, oferecendo compatibilidade com aplicativos de mídia, como Netflix e o próprio YouTube.

Google Chromecast

Galinha Pintadinha - Garota propaganda oficial do lançamento no Brasil

O dispositivo é conectado na entrada HDMI da TV e alimentado por uma conexão micro USB, a qual pode estar plugada em um adaptador de tomada ou em qualquer entrada USB da própria TV, através de um cabo, ambos fornecidos no kit de instalação, além de um extensor HDMI, conveniente para TVs que estão instaladas muito próximas da parede ou necessário para melhorar a recepção do sinal de rede.

Chromecast (dongle), fonte de alimentação, cabo USB e extensor HDMI

A configuração é simples. Após conectar o dispositivo na entrada HDMI, deixando o mesmo também devidamente alimentado, ele será detectado como uma conexão de rede sem fio. A partir de um computador ou algum dispositivo móvel, é necessário baixar um aplicativo (para computadores, usar esse link), o qual será executado e deverá realizar o reconhecimento do dongle, iniciando o procedimento de instalação e ingresso do dispositivo na rede.

Instalando o Chromecast

Iniciando a configuração

Informando o PIN solicitado pelo aplicativo para parear o dispositivo na rede

Conectando na rede wireless

Atualizando o sistema operacional do dispositivo, por sinal, uma mistura de Chrome OS com Android

Pronto para transmitir

Se a intenção é usar um computador para transmitir conteúdo, existe uma extensão para Google Chrome que atende essa necessidade, a Google Cast, podendo assim compartilhar qualquer página da internet com a TV. Para tablets e smartphones com Android 2.3 ou superior, um aplicativo pode ser baixado e instalado pela Google Play, oferecendo o recurso de compartilhamento durante o uso dos aplicativos compatíveis. Além de versões para Android, existem também variantes para iOS e Windows Phone, mesmo que nesse último, não oficial e desenvolvida por terceiros.

Extensão "Chromecast" para Google Chrome

Android - Escolhendo dispositivo para exibição

Vendido por US$ 35 dólares nos EUA, o Chromecast chegou ao Brasil custando um pouco mais, R$ 199 reais. Disponível inicialmente apenas nos varejistas indicados no próprio site, a set-top box da Google ainda é a opção mais barata no país, sendo concorrente direto do Apple TV que custa o dobro do preço.

2 comentários:

  1. Quando foi lançado, li sobre alguns problemas de transmissão. Recentemente vi um video no youtube que parecia funcionar perfeitamente. O seu funciona bem? A minha tv lcd lg têm uns 6 anos ou mais, quanto a isto será que há alguma incompatibilidade? Seu blog é ótimo. abs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Q!

      Peço desculpas pela demora na resposta, porém, apenas hoje consegui um tempo para rever meus comentários/E-mails pendentes por resposta.

      Mas enfim, quando comprei o Chromecast achei ele ótimo. Nunca havia presenciado problemas com transmissão. A configuração foi fácil e rápida e não importa o modelo/tempo de uso da TV, basta ter uma saída HDMI para conectar o dispositivo. No entanto, recentemente baixei (involuntariamente) uma atualização de firmware (v. 31432) que praticamente inutilizou meu Chromecast. Travamentos e reinicializações constantes estão ocorrendo durante todo o tempo. Estou acompanhando um fórum da própria Google (https://productforums.google.com/forum/#!topic/chromecast/q-q9T8KOTRk) e percebo que diversos outros usuários estão enfrentamento o mesmo problema. Infelizmente ainda não sei o que fazer, mas não consigo mais utilizar meu Chromecast. Dessa forma, minha recomendação quanto a comprar ou não, nesse momento, é não comprar. Pois nunca se sabe... Se o seu também atualizar pra esse firmware, poderá ter problemas.

      De qualquer forma, assim que tiver novidades compartilho...

      Valeu pelo cometário e pelos elogios!

      Abraços!

      Excluir