sábado, 24 de agosto de 2013

Dropbox.com.br não é Dropbox

Sempre sofri com as consequências em torno de utilizar mais de um computador. Desktop, notebook, netbook, tablet e smartphone. É muito dispositivo pra armazenar a quantidade de informação consumida diariamente. Um download aqui e outro ali. Aí na semana seguinte, você lembra que precisa daquele arquivo que baixou durante a bucólica navegação em uma madrugada qualquer, só não sabe onde guardou, e acaba precisando auditar todos os equipamentos usados no período em busca do tal arquivo.

Desde que comecei a usar o Dropbox, acho que acabei com esse problema. Tenho sincronia de todos os meus dados, basta ter uma conexão com a internet, um usuário e uma senha, ou na maioria das vezes, o atalho para o aplicativo instalado, oferecendo a facilidade de parecer estar salvando tudo no disco rígido ou dispositivo de memória do próprio equipamento, mas você sabe que está fazendo mais que apenas isso.

Alguns meses atrás, em março desse ano, parte do grupo de executivos do Dropbox esteve presente no Brasil, anunciando o funcionamento do serviço também em português brasileiro, conforme divulgado no blog oficial da empresa. Até então, os brasileiros utilizavam a aplicação disponível apenas em outros idiomas, como francês, alemão, italiano, japonês, coreano e espanhol. Na ocasião, o serviço já contava com mais de 100 milhões de usuários, espalhados por 200 países, sendo que a cada 24 horas, 1 bilhão de arquivos são enviados para o serviço, dentre esses, a parcela de 1 milhão de fotos são enviadas por dia, apenas por brasileiros.


Semanas atrás, fui apresentar um trabalho na faculdade utilizando um dos computadores do laboratório. Abri o navegador e sem querer acabei digitando www.dropbox.com.br ao contrário de www.dropbox.com para baixar o arquivo que precisava. Para minha surpresa, a mensagem "Página em construção" apareceu na tela. Tudo bem uma página estar em construção, mas é um tanto amador para uma empresa do porte do Dropbox tratar a situação com tal simplicidade. Dessa forma, usando o Whois do Registro.br, descobri que em 2008 alguém resolveu registrar o domínio no Brasil, talvez já pensando que o serviço criado um ano antes, em 2007, poderia render algum sucesso anos mais tarde, conforme vem acontecendo.


No entanto, ao contrário da lógica, o Dropbox parece não seguir registrando domínios conforme o país que está presente ou o idioma que oferece, assim como várias multinacionais de diversos ramos costumam fazer. Acessando https://www.dropbox.com/help/217/ é possível visualizar quais domínios o Dropbox utiliza oficialmente, servindo inclusive de alerta para possíveis fraudes.

Quanto ao domínio que o rapaz criou no Registro.br em nome do Dropbox, excluindo a possibilidade do serviço evoluir para uma potência mundial, como a Google por exemplo, não acredito na possibilidade de processos e coisas do gênero. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário