terça-feira, 9 de julho de 2013

Impressora 3D e projetos de eletrônica no FISL 14

Durante os quatro dias que passamos no FISL 14, muita coisa aconteceu. A intenção agora, assim como já estamos fazendo, é ir compartilhando aos poucos o conteúdo coletado, além das diversas ideias e temas que poderão gerar tópicos para novas discussões no futuro.


 
Parte dos destaques dos registros em vídeo ficaram por conta da demonstração do funcionamento da Metamáquina 2, um modelo de impressora 3D derivado da primeira geração dessas máquinas, as quais, possuem o código fonte aberto, tanto a primeira, que inicialmente era vendida apenas em kits do tipo "faça você mesmo", assim como a segunda, comercializada já montada e configurada, considerando que durante a própria palestra dos sócios e fundadores da empresa no evento, os dados disponíveis para fabricação da Metamáquina 2 foram convertidos para open source, em um ato solene durante o evento.

FISL 14 - Demonstração Metamaquina 2 (impressora 3D)

A galera da eletrônica também não ficou de fora. O pessoal da Rede Marista de Ensino, tanto das unidades de Porto Alegre quanto Santa Maria, a cada ano que passa trazem projetos mais inovadores, deslumbrando os olhos de qualquer um que esteja passando:

FISL 14 - Demonstração dos Projetos de Eletronica da Rede Marista de Ensino

FISL 14 - Demonstração dos Projetos de Eletronica da Rede Marista de Ensino 2

Além dos Maristas, outros grupos de expositores independentes também trouxeram seus modelos, deverás também criativos e inovadores:

FISL 14 - Projetos de Eletrônica

É notável que o FISL não é apenas um evento que trata unicamente de "software livre", mas sim tudo o que envolve a ciência da colaboração, o que acaba sendo a base para o desenvolvimento de tecnologias que no futuro, podem ser transformadas em tendências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário