quinta-feira, 4 de julho de 2013

Uma visão geral do primeiro dia no FISL 14

Apresentar o FISL é totalmente desnecessário por aqui. Esse já é o quinto ano consecutivo que participo do evento, iniciando lá no FISL 10 e agora no FISL 14, e desde que criei o blog, todo o ano deixo minhas impressões registradas aqui.


Considerando que o evento sempre ocorre no mesmo espaço, a primeira sensação que tive quando entrei na área dos expositores foi um tanto frustrante; arrisquei comentar que haviam feito um printscreen do layout passado, colado e copiado os estandes dos mesmos expositores para os mesmos lugares que já ocuparam na edição anterior. Na realidade, acabei sendo um tanto precipitado, pois além de parcerias clichê como a Caixa Federal não estarem sendo representadas pelas belas modelos servindo café grátis com um espaço próprio, alguns locais mudaram de lugar, como a área multiuso e as bancadas reservadas para os grupos de usuários e os telecentros, agrupando tudo em um mesmo espaço de "lazer".

 Área destinada aos Grupos de Usuários e Telecentros

Para o primeiro dia, a rotina foi bastante puxada, pois dediquei boa parte do tempo nas palestras, envolvendo assuntos disputados e bem aceitos pelos participantes. Como o foco não é comentar cada palestra, faço destaque para três delas, as quais eu consideraria como tops entre as que assisti; a primeira é "Desenvolvimento de Negócios Inovadores com Software Livre", ministrada por Dionara de Oliveira. O assunto chave basicamente foi o empreendedorismo, virtude que em tese não falta no mercado atual, mas na prática poderia ser bem mais explorada. Dionara ressaltou pontos que empreendedores e aspirantes deveriam seguir, como foco (saber para onde está seguindo), não ter medo de admitir que está sentindo medo, saber desenvolver as qualidades e não somente pensar em corrigir os defeitos e traçar um seguimento de mercado da forma mais específica possível. O segundo destaque faço para a palestra "Automação Residencial com Android, Arduino e Raspberry Pi", ministrada por Diego Guimarães e Tiago da Silva, uma dupla já veterana no evento, trazendo sempre suas palestras envolvendo eletrônica e sistemas embarcados. Os caras não só mostraram como pode ser possível automatizar um sistema de iluminação, oferecendo comunicação através de uma placa Arduino, conectada em uma rede Ethernet, possibilitando o controle por uma aplicação para Android, assim como provaram que manjam do negócio quando implementaram XBMC em um Raspberry Pi, transformando em um mídia center, mas ao mesmo tempo, trabalhando com scripts que são capazes de interpretar feeds, buscar arquivos de vídeo (no caso, séries de TV) automaticamente no momento em que um novo episódio é disponibilizado, copiando tudo para um HD externo conectado em uma das portas USBs do Raspberry. A terceira referência faço para a "LaTex como Linguagem de Programação", ministrada pela Melissa Weber Mendonça, uma matemática por formação, mas que gosta de explorar os paradigmas de programação. Apesar da abordagem ter ocorrido de forma mais técnica, para alguém que na prática nunca viu ou programou o LaTex, até que pra mim não foi tão difícil. Basicamente, LaTex é um sistema (ou conjunto de definições) que podem ser utilizados para definir previamente a formatação de um texto, programando as tags e marcações referentes, compilando assim um resultado final, o que acaba sendo a formatação.

Automação Residencial com Android, Arduino e Raspberry Pi

O FISL é um evento multiuso, multiplataforma e multiusuário, o lugar ideal para discutir, criar e difundir ideias e conhecimentos. O evento continua e na medida do possível, vou publicando mais material.

Nenhum comentário:

Postar um comentário