domingo, 1 de maio de 2011

VII Escola Regional de Banco de Dados

Administrado pela SBC (Sociedade Brasileira de Computação), anualmente ocorre a ERBD (Escola Regional de Banco de Dados), sendo que, em cada ano o evento é recebido por uma instituição diferente, e nessa edição a Universidade Feevale abriu as portas para o mesmo.

A ideia principal de promover esse encontro, é realmente discutir sobre todas as tenologias e evoluções que estão ocorrendo a nível de mercado para a gestão de banco de dados.
Toda essa "explosão de ideias" ocorre em formato de palestras, oficinas, painéis, e muitas vezes pelo modo como grandes parcerias já foram fechadas, o network.
Sim, a hora do Coffee Break não só para "encher a barriga", mas sim, aproveitar para conhecer um pouco mais dos profissionais que estão presentes no evento, quem, assim como você, estão também em busca de conhecimento e compartilhamento de experiências.

Contudo, é um evento fortemente recomendado para todos que trabalham como AD (Data Adminsitrator) ou DBA (Database Administrator), assim como também, todos os grupos de entusiastas que sabem a importância de conhecer, ao menos, parte dessas tecnologias.

O evento ocorreu por três dias (13, 14 e 15 de abril) durante perído integral.
Porém, devido ao trabalho, eu consegui somente participar de duas palestras, sendo que, ocorreram nos dias 13 e 14 à noite.
Assim sendo, vou comentar um pouco sobre cada:


No dia 13 assisti a palestra da Carmem Satie Hara da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quem, ministrou a palestra Sistema de Gerenciamento de Dados na Núvem.
Basicamente, Carmem nos mostrou uma visão bastante ampla do conceito de Cloud Computing, levando como objetivo introdutório, a explicação mais detalhada para a gestão de um banco de dados armazenado na núvem.
Eu particularmente nunca tinha pensado em situações assim, porém, foi interessante perceber que a professora Hara entende do assunto muito bem.

Para quem trabalha na área de adminsitração de banco de dados (DBA), possívelmente a parte final da palestra foi bastante produtiva, pois, muitos termos técnicos e comandos na linguagem SQL foram abordados.


Coleta Automática na Web: Problemas, Desáfios e Aplicações foi o tema da palestra do dia 14, ministrada pelo professor da Universidade Federal do Amazonas, Altigran Soares da Silva (@altigran).
Sobre essa palestra nem vou comentar muito, pois, felizmente consegui gravar quase que na integra a mesma:



No mais, seria isso que teriamos para compartilhar com os estimados leitores sobre o evento.

Aproveitando, gostaria de agradecer meu amigo @diogenespetry por ter descarregado o cartão da minha câmera no notebook dele, para poder continuar gravando a palestra do professor Altigran.
Também gostaria de agradecer ao meu irmão @JabelMaster pela nova vinheta produzida para nossos vídeos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário