terça-feira, 12 de junho de 2012

Hora da Tecnologia: Cloud B2B

Lembram ainda do Projeto Hora da Tecnologia, promovido pela Universidade Feevale, não?

Bom, para quem pensou que o ciclo de palestras havia encerrado, estão enganados. O mini evento continua ocorrendo, talvez em menor ritmo comparado ao ano passado, mas continua.

A última palestra ocorreu a pouco mais de um mês, mais precisamente no dia 02/05/12, e tratou do tema Cloud B2B, apresentado por Daniel Klafke, graduado em Ciência da Computação pela própria Feevale.


Muito se tem falado em computação em nuvem nos últimos tempos. A ideia de armazenar e processar informações externamente em estruturas que não são relativamente visíveis para o usuário final, pode assustar os mais conservadores no início, mas muitas vezes o custo integrado com o benefício compensa.

O tipo de tecnolgoia empregada (nuvem pública, privada ou híbrida) vai depender muito da necessidade do cliente, assim como o tipo de serviço que será aplicado, quando os mais comuns são SaaS (Software as a Service), PaaS (Plataform as a Service) e IaaS (Infrastructure as a Service). Um estudo juntamente com a consultoria de implantação vai ajudar a traçar essas rotas, definindo qual a melhor solução.

Dessa forma Daniel iniciou sua apresentação, introduzindo propriamente o conceito de computação em nuvem. Mas a ideia principal não era essa, mas sim demonstrar a aplicação de tudo isso em B2B (Business to Business), orientando como as empresas podem implementar essa tecnologia nos seus negócios.

Daniel é sócio de uma empresa que oferece uma aplicação voltada para o meio da construção civil, sendo que a ferramenta pode realizar toda a projeção, assim como a gestão de trabalhos em CAD, por exemplo. Dessa forma os clientes do ramo realizam a adessão da plataforma SaaS, para realizar a elaboração de seus projetos, contratando uma importante ferramenta, oferecida como um serviço.

As empresas e seus gestores ainda estão apredendo a trabalhar com essa tecnologia aparantemente nova para o mercado. Contudo, é fundamental elaborar um bom contrato e oferecer ao cliente, sendo que perante o qual, relações de confiabilidade serão determinadas, consolidando o negócio para ambas as partes.

Como toda a novidade, o serviço ainda causa dúvidas, e muitos gerentes e diretores se perguntam quanto a garantia de funcionamento do negócio. Mas muitas vezes pode ser mais confiável armazenar os dados de uma empresa de médio ou pequeno porte em uma alocação de um grande datacenter, ao que um pequeno servidor dentro da própria empresa.

A empresa de Daniel está aprendendo a se adaptar a essa nova demanda e as necessidades de seus clientes, a tendência é o mercado cada vez oferecer mais espaço para esse tipo de serviço.


Aproveito a postagem para divulgar a próxima edição da Hora da Tecnologia que vai ocorrer na qunita-feira (14/06/12) e o assunto abordado será na área dos Jogos Digitais, apresentado por professores do curso da própria universidade. Para mais informações acompanhem o Blog da Ciência da Computação - Feevale e o perfil do projeto no Twitter, @htfeevale.

Outras edições da Hora da Tecnologia:






- Hora da Tecnologia: Desenvolvendo Jogos em 2D com Java

[UPDATE]: Banner principal de divulgação da próxima edição do evento - http://twitpic.com/9vr3i2

Nenhum comentário:

Postar um comentário