quinta-feira, 23 de junho de 2011

Hora da Tecnologia: HTML5

No dia 9 de junho (eu sei, já fazem duas semanas, mas a correria está grande) ocorreu na Feevale mais um encontro da Hora da Tecnologia.

Dessa vez, o assunto que o ilustre colega Tiago Kautzmann fez prender a atenção de diversos estudantes do ICET, foi a saga do HTML5.

Primeiramente , Tiago demonstrou a atual necessidade que a web de hoje tem pelo HTML5. Até porque, segundo ele a W3C não manipulava mais alterações para o HTML como conhecemos hoje (versão 4.1), o que estava ocorrendo no desenvolvimento de diversos plugins para suprir essas necessidades, perante as quais, as aplicações mais atuais solicitam.

Percebendo essa "acomodação" da W3C, um grupo de ativistas incentivou a organização no desenvolvimento do novo padrão, o que ocasionou na previsão de finalização da migração para o HTML 5 somente em 2014 ainda.

Tiago também mostrou que com o HTML 5, diversos elementos considerados arcaicos ficaram de fora, sendo substituídos por implementações atualizadas e melhor preparadas para as necessidades de hoje.
Um exemplo foi a separação definitiva entre o HTML e o CSS, descartando a existência da tag "FONT", a qual, segundo especialistas, executa uma função que é referente ao CSS.
Alterações como a criação de uma tag especificamente para inserir links, como a "NAV", outra para o processamento de imagens em flash chamada "CANVAS" e uma já conhecida por muitos para inserir vídeos sem a utilização de flash, "VIDEO", são exemplos bastante abrangentes das melhorias que poderemos desfrutrar na manipulação dessa linguagem de formatação daqui alguns anos, quando estiver oficialmente em uso.

Quanto a diagramação das págunas, foi importante perceber que nessa nova versão do padrão, a tag "INPUT" não dependerá da tag "FORM", podendo ser facilmente inserida em qualquer parte do código. Também não se pode esquecer que um simples "required" fará com que formulários somente sejam submetidos caso o usuário tenha inserido algum valor válido, um exemplo pode ser "INPUT TYPE='TEXT' REQUIRED", sendo que dessa forma poderá ser a formatação da tag no HTML.

Portanto, podemos perceber que as mudanças serão muito construtivas referentes aos padrões que temos atualmente. O que resta pra nós usuários e desenvolvedores que assistimos tudo de longe é esperar, e continuar cada vez pesquisando mais informações, alimentando mais nossas expectativas.

Parabéns ao Tiago Kautzmann pela iniciativa de compartilhar seus conhecimentos conosco.
E esperamos que assim como o nosso amigo, outras alunos "especialistas" em algum assunto envolvendo a tecnologia, também se sintam convidados para compartilhar suas experiências.

Leim outras "coberturas" da série Hora da Tecnologia:

- Hora da Tecnologia: Sistema de Gestão para Trabalhos de Conclusão de Curso

- Hora da Tecnologia: Desenvolvendo Jogos em 2D com Java

Nenhum comentário:

Postar um comentário