sábado, 7 de janeiro de 2012

Hora da Tecnologia: Criando código para máquinas e humanos

Não se assustem, a organização do projeto Hora da Tecnologia na Universidade Feevale não ficou maluca e está em funcionamento durante as férias de verão. O que acontece é a falta de tempo desse cansado blogueiro que escreve pra vocês...

Precisamente hoje fazem dois meses que ocorreu a palestra de encerramento da Hora da Tecnologia, eu como sempre, estava lá, tomando nota dos pontos principais e dedicando minha atenção. Até não iria mais editar essa postagem, mas pensei "porque não?". Afinal, as informações são sempre válidas, e passamos o ano passado inteiro "ligados" no projeto, não poderiamos simplesmente esquecer a última, e nem por isso, menos importante palestra.

Bom, conforme vocês podem perceber com a descrição do título, na última apresentação o colega Gregório Kusowski, demonstrou pra nós um pouco das suas pesquisas baseadas na linguagem Ruby. Gregório fez uma breve introdução sobre a linguagem, nada de muito avançado, e evidentemente exigia-se um certo conhecimento técnico sobre "lógica de programação" para melhorar o entendimento.


Basicamente, as facilidades para a manipulação da linguagem foram demonstradas, deixando todos os presentes um tanto surpresos e intrigados.
Na época da palestra, o título não ficou tão claro pra mim, mas hoje, após algumas pesquisas, consigo definir melhor a relação, visto que a mesma vem de seu próprio criador, o japonês Yukihiro “matz” Matsumoto, quem relatou que Ruby é simples na aparência, mas muito complexa no seu interior, assim como o corpo humano.

Ruby é fortemente influênciado pelas linguagens Perl, Smalltalk, Eiffel, Ada, e Lisp, sendo que essas eram as preferidas de seu criador, Matsumoto.

Gregório frisou o conceito "Don´t repeat Yourself", ou seja, deixar os códigos o máximo possível sem repatição, facilitando assim a análise e posterior manipulação dos mesmos.

Após a citação de alguns frameworks, e não esquecendo seu principal, o Rails, considerando que muitos conhecem a linguagem como "Ruby On Rails", e não sabem que dessa forma é uma denominação da linguagem mais seu framework, Kusowski demonstrou na prática o funcionamento da mesma, iniciando os testes com diversos comandos via terminal.


Podemos concluir que para alguém que está habituado a linguagens mais "conservadoras", e com códigos mais extensos e detalhados, o Ruby parece uma grande adaptação. Até porque, com um simples comando, muitas vezes é possível realizar uma função inteira, deixando muitos programadores intrigados com seu funcionamento.
Quem me conhece sabe que não sou programador, e desculpe se estou falando alguma bobagem, mas pelos conhecimentos que tenho de lógica de programação, fiquei bastante surpreso com o funcionamento do Ruby, e acho que realmente a linguagem tem futuro, basta os profissionais recomendados entenderem seu funcionamento e implementarem nas situação devidas.

Enfim, conforme falei, a palestra comentada encerrou o projeto no ano passado. Espero que nesse ano o evento seja atrativo para mais alunos ainda, e que realmente mais estudantes se sintam dispostos a compartilhar seus conhecimentos com a elaboração e apresentação de palestras.
Agradecemos ao professor Rodrigo Goulart (organizador do projeto) pela iniciativa, e podem ter certeza que quando as atividades iniciarem novamente, estaremos lá, para posteriormente compartilhar com vocês todas as nossas impressões sobre as palestras.


Leiam também as outras "coberturas" feitas por nós do #GeekFail nos eventos do projeto:

Nenhum comentário:

Postar um comentário