domingo, 30 de maio de 2021

Lentes externas podem ser uma boa opção pra fotografar a lua

Não é de hoje que a @bibspotter tenta fotografar a lua. Da mesma forma, já tentei vários shoots, principalmente em épocas de lua cheia, quando ela domina o céu com a sua luz intensa e medidas arrojadas. No entanto, as fotos nunca ficam boas. Muito longe da forma como enxergamos o que se está tentando capturar. O fato é que apesar de todos os recursos avançados de uma câmera, o olho humano ainda vence, principalmente quando se trata de ver algo tão magnífico quanto a lua.

Não satisfeitos, há poucas semanas fizemos uma breve pesquisa e encontramos algumas alternativas no que diz respeito a lentes externas para acoplar na câmera do smartphone. Algumas delas, inclusive, específicas para fotografar a lua, como é o caso da APL - T18ZJ da Apexel Technology, modelo que adquirimos por menos de R$ 160 reais via Mercado Livre.

Kit com lente externa da Apexel Technology para câmera de smartphone

É um kit completo, além da lente, acompanha um suporte para acoplar ao celular e fixar no mini tripé que também compõe a lista de acessórios do produto. Além disso, há um clipe para prender a lente no celular, um anel e um tampinha de proteção. Ah, vem ainda um manual de instruções (meio sem utilidade, mas beleza) e uma case para guardar e proteger o produto durante o transporte em mochila ou mala.

Lente externa da Apexel Technology

O material de construção e o acabamento da "lunetinha" e seus acessórios são bons. É fácil de manusear, mas deve-se ter cuidado com a superfície onde será colocado o tripé, pois ele é leve e pequeno, o que faz com que o peso do celular, somado ao da lente, force a inclinação para frente. Se usar no parapente de uma sacada ou janela, tenha atenção redobrada pra não causar um acidente, derrubando seu aparelho.

Como utilizamos na sacada, colocamos em um tripé grande para evitar problemas

Outro ponto também é quanto a probabilidade de você utilizar apenas uma das câmeras do seu smartphone ao acoplar a luneta. Isso caso ele tenha mais de uma câmera traseira, mas hoje em dia, ter duas câmeras ou mais já virou padrão, então certamente a maioria das pessoas se deparará com isso. Para este modelo da Apexel, e até outros que igualmente pesquisamos, o vendedor avisa essa questão das câmeras, alertando que para funcionar com todas as câmeras, o distanciamento máximo entre elas deve ser de 1,75 cm.

A seguir, listo algumas especificações conforme o fabricante:

  • Ampliação: 18x
  • Diâmetro objetivo: 30 mm
  • Calibre da ocular: 15 mm

Mas afinal, esse negócio funciona? 

Funciona! Veja abaixo os resultados.

Fotos da lua com a lente APL - T18ZJ da Apexel Technology

Acabamos testando apenas com fotos da lua. Não nos arriscamos com outros cliques. Mas se utilizá-la como uma luneta, no estilo binóculo, durante o dia, é possível ter uma visão super aproximada. Não funciona para objetos muito próximos, o ideal é buscar por algo longe.

Em linhas gerais, o custo-benefício compensa. É um artefato bacaninha pra se ter e tirar umas fotos de vez em quando. Então, se você, apreciador da lua, está a fim registrar uma imagens legais, vale o investimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário