sábado, 10 de novembro de 2018

O mercado de TI está mesmo aquecido?

Fiquei pensando nisso durante essa semana, depois que recebi o retorno positivo quanto a um processo seletivo interno que eu estava concorrendo na empresa onde trabalho. Uma semana antes eu havia agendado uma entrevista por telefone com a recrutadora de outra empresa, mas quando soube da resposta do processo interno, acabei desmarcando, e recebi como retorno da pessoa do RH com quem eu estava tratando, um pedido para indicações a vaga, além do desejo de sucesso no meu novo desafio. Por coincidência, no mesmo dia, também uma recrutadora, mas de outra empresa, me procurou pedindo indicações, visto que algumas semanas antes ela havia demonstrado interesse no meu perfil no LinkedIn e me convidado para uma entrevista, mas que eu recusei, pois a oportunidade não me atraiu.


Na própria empresa onde eu trabalho, temos uma visão contínua das vagas que abrem para recrutamento interno na área de TI. Nesse momento, não sei dizer a quantidade total de posições que estão abertas, mas toda a semana recebemos uma relação com diversas novas oportunidades para a área, as quais, se não forem preenchidas internamente, provavelmente serão abertas para o mercado.

Segundo a Associação Brasileira de Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abrasscom), existem atualmente no Brasil 50 mil postos de trabalho que estão aguardando um profissional qualificado

Os salários dos profissionais de TI também aumentarão proporcionalmente. Conforme a consultoria da Robert Walters, referência mundial em recrutamento, o salário de um diretor de TI, por exemplo, poderá ultrapassar 700 mil reais por ano.

De acordo com pesquisas realizadas pelas maiores consultorias do país, tais como, Catho, Conquest One, Robert Half, Michael Page e Exec, os profissionais mais requisitados no ramo são Cientista de Dados, Cloud Computing, Engenheiro de Software, Scrum Master, Especialista em Big Data, DevOps, Custumer Success e User Experience. E com isso, confirma-se as tendências que tenho percebido no meu dia a dia, pois muito tenho ouvido falar sobre métodos ágeis e "desenvolvimento" e "operações".

Nenhum comentário:

Postar um comentário