segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Uma bateria externa para notebooks

Usar o notebook / netbook como um "deskbook" ou "desknote" é um saco. É preciso ficar sempre cuidando pra não capar a fonte de alimentação acidentalmente da tomada antes de desligar o equipamento, se não, você corre o risco de perder todo o seu trabalho não salvo, já que a bateria não segura mais nem um segundo longe da carga. 

Já fazem quase 4 anos que comprei meu netbook e ainda não tenho intenção de aposentar ele. Em novembro do ano passado a bateria começou a engasgar, não segurando mais nada de carga. O peso dela também diminuiu drasticamente, possivelmente causado por uma reação interna das células que desistiram de aceitar carga.

Meu vizinho tinha um netbook do mesmo modelo, e eu sabia que estava subutilizado, então, ofereci alguns trocados pra ficar com o bicho inteiro, pois além de aproveitar a bateira, eu poderia aproveitar a fonte também, considerando o fato que meses antes eu já havia perdido a minha fonte.

Netbooks HP Mini 3115

Algumas semanas atrás a bateria do meu vizinho (que não é mais do meu vizinho) começou a apresentar o mesmo sintoma que a minha e mais uma vez fiquei preso pela tomada, até o dia que pensei em comprar uma dessas baterias externas, pois não compensaria investir em uma bateria nova pra esse netbook, ao ponto que ele já está velho, e com uma externa bateria universal, poderia aproveitar em outros equipamentos também.

Pesquisei um pouco e encontrei um modelo da Multilaser, identificado como CB066. Esteticamente ela parece resistente e fácil de carregar na mochila, não ocupando muito espaço, envolto por um case de alumínio, nas dimensões 15,2 x 7,6 x 2,0 cm e pesando 357g. O case (se é que podemos chamar assim) possui uma entrada DC 12V / 1A para recebimento de carga, uma saída DC 12V - 16V - 19V / 3,5A para fornecimento de energia, podendo selecionar a tensão conforme a necessidade do notebook (a maioria dos equipamentos usa 19V, alguns menos, no caso, 18V, mas a tolerância está aí pra isso) e uma saída USB DC 5V / 2A para carregar celulares, tablets e demais dispositivos do gênero. A presença de um pequeno display com iluminação azul ajuda para controlar a quantidade de carga disponível, além da tensão fornecida na DC de saída, a qual pode ser selecionada por um botão do tipo push-button. Conforme o fabricante, a autonomia de alimentação fica entre 5 e 6 horas, mas nos testes, usando 19V para alimentar meu netbook, 3h e 30 min foram suficientes pra sugar toda a energia. Para carregar um tablet em uso constante, 2h e 30 min foram suficientes para o indicador de carga despencar de 80% para 20%.

 Bateria Externa Multilaser para Notebook

Display e saída USB

Entrada DC (para recarregar)

Saída DC (para carregar outros dispositivos)

Utilizando

O carregador universal acompanha um kit com 10 conectores para diferentes padrões de notebook, um cabo extensor com conector macho genérico nas duas pontas para interligar o carregador e o notebook e um adaptador / fonte de energia para recarregar o carregador externo. Os conectores que acompanham o kit não são lá grandes coisas, pois não prendem com precisão o conector do cabo extensor e o conector de alimentação do notebook, considerando que qualquer movimento é o suficiente pra cortar a energia. No meu caso, aproveitei um cabo que eu já havia feito quando perdi a fonte do netbook, no qual uma das pontas é um conector idêntico ao da fonte de alimentação do netbook e a outra é um conector fêmea desses genéricos, funcionando perfeitamente, não precisando assim usar os conectores fornecidos.

Kit completo

De modo geral o equipamento é bom e útil pra quem quer oferecer uma sobrevida no quesito mobilidade daquele notebook velho com a bateria viciada, e de quebra, poder recarregar seu smartphone.

7 comentários:

  1. Você chegou a testar se ele funciona carregando a USB e um notebook ao mesmo tempo? Sabe se funciona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa!

      Beleza?

      Cara, testei...
      Funciona normalmente.

      Valeu!

      Abraços!

      Excluir
  2. Boa tarde. A bateria continua durando a mesma coisa depois desses meses de uso?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!

      Tudo bem?

      Desculpe a demora em responder, mas estive envolvido com outros projetos nos últimos meses.

      Quanto a sua pergunta, infelizmente não consigo responder com certeza, pois resolvi comprar uma bateria nova pra meu netbook, portanto, essa externa acabou ficando meio sem uso.

      De qualquer forma, se tiver novidades te aviso!

      Abraços!

      Excluir
    2. Se te interessar desfazer dela, eu aceitaria comprar ela de você e fazer uma análise dela, pois procuro soluções dessa magnitude e ainda não encontrei nada. O que acha?

      Excluir
    3. Opa!

      Cara, prefiro não vender. Por mais que não estou utilizando no momento, sempre estou inventando uma coisa ou outra, e em uma dessas posso precisar dela novamente.

      Mas valeu a oferta!

      Abraços!

      Excluir
  3. Boa tarde Joatan!
    não sei se ainda tem a bateria externa, caso tenha... pode me dizer se a capacidade degradou muito?

    ResponderExcluir