sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Under The Dome – Presos por Stephen King


Baseado na obra homônima de Stephen King, Under The Dome é provavelmente a melhor série lançada no último ano. E quando vemos todos os nomes envolvidos na sua realização, não é de se estranhar a qualidade assombrosa da produção.

A história segue uma premissa bem simples. De uma hora para outra, a pequena cidade de Chester’s Mill se vê presa por um domo invisível e impossível de ser ultrapassado. Nem mesmo balas conseguem ultrapassar o “domo”, como passa a ser conhecida a força invisível que separa os protagonistas do resto do mundo.

Enquanto o exército é chamado do lado de fora para descobrir o que estaria acontecendo, do lado de dentro os cidadãos do vilarejo tem que se adaptar a situação. Muitas crianças descobrem que seus pais estão do outro lado da barreira, dando-lhes liberdade para fazer o que quiser. Ao mesmo tempo, a cidade não pode contar com sua equipe de bombeiros. A comida também pode vir a escassear dependendo do tempo que ficarem presos, sem contar com a dúvida maior: a barreira é permeável ao oxigênio, ou todos estão fadados a morrer de asfixia?


Ao mesmo tempo, alguns cidadãos resolvem continuar fazendo o que fazem melhor. A rádio local consegue permanecer no ar, e funciona como principal fonte de notícias. A jornalista do jornal da cidade também continua seu esforço de campeã incansável da liberdade de informação. E enquanto isso, o trio formado pelo xerife, pelo padre e pelo único membro da câmara da cidade presente no interior do domo tem um segredo. Como se todos estivessem num jogo de poker, onde não se sabem as reais intenções dos outros.

O mais próximo que temos de um protagonista é Dale “Barbie” Barbara (Mike Vogel). Um homem de passado militar, imediatamente ao sermos apresentados ao personagem percebemos onde ele está metido: sua primeira cena é um enterro solitário no meio da floresta, como um assassino faria com sua vítima. Ao longo do tempo, percebemos a boa índole do personagem, que parece não ter opção em suas ações.

Se você já leu alguma das obras de King, deve saber que ele usa esse tipo de cenário irreal para lidar com os aspectos reais do relacionamento humano. Há verdadeiras análises sobre o comportamento humano nas situações desconfortáveis, sem nunca perder o interesse na ação.

A realização da série é uma iniciativa de Brian K. Vaughn, conhecido quadrinista e que participou ativamente como roteirista da premiada série Lost. O próprio Stephen King supervisiona a adaptação, que conta aí com o cunho de Steven Spielberg (O Resgate do Soldado Ryan.) como seu produtor executivo. A primeira temporada, de 13 episódios, foi ao ar de Junho a Setembro de 2013, e uma segunda temporada já está confirmada para o verão de 2014 pela CBS, canal que viu a série conquistar o primeiro lugar em expectadores em diversos de seus episódios. No Brasil, a TNT já confirmou que exibirá o produto, a partir do dia 4 de Novembro, em um formato sem intervalos comerciais.  Aliás, a título de curiosidade, a questão do domo já foi utilizada na cultura pop de modo semelhante no filme dos Simpsons. Confira o trailer da série (em inglês):


O conteúdo desse artigo foi editado por terceiros (divulgação).

Nenhum comentário:

Postar um comentário