quinta-feira, 22 de setembro de 2011

MS Day 2011: O que mais saber sobre a Cloud Computing?

Cloud Computing, Cloud Computing, Cloud Computing...por todos os lados que olhamos hoje na área de tecnologia, as pessoas só comentam sobre esse assunto.
Com suas diversas vantagens, entre as principais a economia de energia, devido ao melhor compartilhamento de recursos de uma determinada estrutura, assim como o maior controle que os administradores de rede podem ter com o uso da tecnologia na prática.

Mas e só a Cloud tem resultados?
Na verdade, quando se fala em computação nas nuvens, a aplicação de sistemas virtualizados também entra em cena. Visto que com o uso de ferramentas específicas, assim como o Windows Azure, plataforma baseada em implementações na nuvem da Microsoft, é possível criar e configurar uma estrutura de máquinas virtuais com poucos cliques, atendendo as necessidades dos usuários rapidamente.

O que logo me vem na cabeça quando se pensa na migração de conteúdo para a nuvem, é a pouca aceitação que empresas mais conservadoras podem ter, visto que muitos podem não aceitar deixar seus dados longe dos "seus olhos", principalmente por não saber em que tipo de local físico eles estarão armazenados.
Se a tal de "cloud" decolar, esse conceito ainda vai mudar, mas enquanto isso, quem sabe usar uma cloud privada pode ser uma solução de momento. Até porque, dessa forma a "nuvem de dados" ficaria armazenada dentro da estrutra da empresa ou em qualquer outra que seja dedicada somente para o armazenamento dessa corporação, estando em exclusividade com os usuários locais.
Diferentemente da cloud privada, a pública é quando os dados são guardados em servidores compartilhados por dados de outras pessoas ou empresas também, mas claro que cada qual tem suas devidas permissões de acesso. Geralmente essa útlima é gerenciada por uma empresa terceira.


Existe alguma restrição específica para o uso de computação nas nuvens?
Basicamente podemos ter como exemplo um orgão público contratando um servido de cloud. Os cuidados tomados com essas situações são o fato de não ser permitido o armazenamento de dados de tais fontes em servidores fora do país, pois isso é uma regra a nível de governo federal. Portanto, ao usar o serviço, deve ser analisado o destino de armazenamento, conferindo a localidade.

Conforme pesquisas, ainda estão se fechando os primeiros anos para se consolidar a tecnologia de cloud computing, possuindo assim muito para fazer, principalmente ganhar a confiança dos usuários e realmente compensar na hora de medir os custos perante uma migração.

P.S.: Texto baseado nas palestras do MS Day 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário