domingo, 9 de outubro de 2011

Hora da Tecnologia: Informática e Saúde

Sim, estamos mais uma vez atrasados com o nosso clássico compartilhamento de informações, após uma edição do projeto Hora da Tecnologia, o qual, ocorre na Universidade Feevale, ao menos uma vez a cada mês.

No dia 23 de setembro, ocorreu a 11ª edição do evento, com uma ideia um tanto inusitada, dessenvolvida em conjunto pelos professores Marta Bez e Rodrigo Goulart (organizador do ciclo). Basicamente, essa foi a maior edição que tivemos desde então, considerando que ocorreu durante toda a noite daquela sexta-feira, atraindo a atenção de alunos dos cursos de computação, assim como também biomedicina, visto que o assunto principal era discutir as pesquisas e projetos relacionados a informática e saúde, visando a parceria entre a Feevale e UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre).


Pode parecer um pouco estranho a interação do pessoal da tecnologia com a galera da saúde, mas realmetne, conseguimos perceber que muita informação interessante é compartilhada. E fruto disso são os projetos desenvolvidos em parceria, tornando-se ideias que podem ser aplicadas diretamente no mercado.
É mais uma forma de podermos concluir quanto a tecnologia faz toda a diferença.

A noite foi de várias palestras, ministradas por integrantes de grupos de pesquisas, os quais tinham como o objetivo demonstrar o seu trabalho.

Entre as palestras presentes, foi marcante Arquitetura de Sistemas Multiagentes, apresentada pelos estudantes Paulo Barros, Felipe Scuciatto e Michele Silva, se tratando de um algoritmo baseado em probablidades, auxiliando os alunos na função de aprendizagem, simulando os conhecimentos médicos, assim como também a rotina.
O VR-MED: Linguagem de Domínio Específico para Ambientes Virtuais também foi bastante interessante, apresentada pelos alunos João Batista Mossmann e Vinícius Baroni, a ideia inicial é o desenvolvimento de um ambiente de programação, porém, muito simples e interativo, com a intenção de fazer com que os médicos programem o conteúdo, simulando mais uma vez ambientes virtuais, tanto para estudo como para práticas em ação de casos. Tudo fazendo uso da inteligência artificial, deixando que isso faça com que o aluno seja alertado se está no caminho correto.


Por último, também mereceu destaque o SIAP (Banco de Imagens Anatomopatológicas), trantando-se assim de uma aplicação, na qual é possível o cadastramento de diversas imagens que posteriormente os médicos usariam durante suas aulas. Suprindo assim a necessidade de trabalhar com meios físicos, facilitando o acesso e a manipulação.


Bom, como vocês podem ver o espaço foi bastante movimentado.
Particularmente fiquei feliz em perceber a interação de alunos e professores de ramos tão diferentes, um ajudando o outro, prezando pelo aprendizado, e quem sabe, podendo auxiliar cada vez mais as áreas com essas facilidades propostas.

Leiam também as outras "coberturas" feitas por nós do #GeekFail nos eventos do projeto:

- Hora da Tecnologia: Apache Wicket

- Hora da Tecnologia: HTML5

- Hora da Tecnologia: Sistema de Gestão para Trabalhos de Conclusão de Curso

- Hora da Tecnologia: Desenvolvendo Jogos em 2D com Java

Nenhum comentário:

Postar um comentário