quarta-feira, 25 de março de 2015

Origem do Pau de Selfie e outras constatações

O pau de selfie deveria ter recebido o prêmio de gadget do ano de 2014, porque convenhamos, a galera curtiu usar esse novo adereço tecnológico, principalmente entre a metade e o fim do ano passado. E pelas fotos que andei encontrando nas redes sociais internet a fora, o verão de 2015 também cravou um marco na história dos verões, pois nunca mais uma temporada será a mesma depois da chegada desse importante recurso fotográfico.

Imagem: www.seiga.com.br/blog/imagens-do-dia-507/

Curioso que desde as primeiras aparições públicas do pau de selfie, fiquei intrigado quanto a origem dessa coisa, uma derivação do acessório utilizado nas famosas GoPro, uma linha de câmeras muito popular entre o pessoal que faz esportes radicais, aderindo ao suporte pra esticar a visão da câmera na hora de registrar imagens (por isso alguns tendem a chamar o pau de selfie de GoPobre). Mas existem evidências quanto a requisição de patentes que poderiam ser o que hoje conhecemos como monopod (sim, esse é um dos nomes "científicos" do pau de selfie, também podendo ser chamado de bastão de selfie ou selfie stick, nome originado pela Kaiser Bass, empresa australiana que segundo a Anatel é a única licenciada pra vender o recurso no Brasil). O primeiro registro ocorreu em 2006, pelo canadense Wayne Fromm, identificado pelo número US7684694 B2, a patente descreve o suporte para apoio de uma câmera, assim como o modo de usar. A solicitação foi reconhecida em 2010. Também em 2006, a dupla Michael Daoud e John R. Stump solicitou o registro de algo parecido. Mas apesar dos pesares, já em 1988, Donald N. Horn e Bern Levy contestaram o reconhecimento da patente identificada no registro US5065249 A, descrevendo um suporte para câmeras que permitiria gravar de cima e visualizar as imagens em um monitor remoto. Em 1995, uma revista articulada no ramo de invenções inúteis, flagrou uma família de asiáticos usando o que parecia ser um pau de selfie. E pra fechar, nas últimas semanas, diversos canais comentaram sobre uma foto encontrada em um álbum de família, datado de 1926, onde o uso de um monopod fica evidente por conta do casal, Arnold e Helen Hogg, moradores do condado de Cambria na Inglaterra.

Patente US7684694 B2, Wayne G. Fromm

Patente US5065249 A, Donald N. Horn e Bern Levy

Patente US20080117328 A1, Michael Daoud e John R. Stump

De qualquer maneira, o pau de selfie já é tão moda quanto aquelas meias ou pingentes pra celular foram no passado, tanto que até tem gente que convenceu o padre a usar o gadget pra tirar uma foto da galera no casório e a Anac disse que concorda com o transporte do "bastão de selfie" nas bagagens de mão, pois afirmou que estavam ocorrendo confusões com o "bastão retrátil", o que é proibido por lei. No entanto, enquanto uns liberam, outros bloqueiam, como é o caso dos museus, shows e demais locais seletos e públicos ao redor do mundo, e pontualmente, um exemplo próximo, no festival Lollapalooza, previsto para ocorrer no próximo fim de semana (28 e 29 de março) no Autódromo de Interlagos (SP). Os motivos das restrições quanto ao uso do pau de selfie nesses locais são óbvios e não vem ao caso discutir.

Dicas pra usar melhor o pau de selfie (nos lugares onde é permitido, claro), Jornal NH (edição 31/01/2015)

Enfim, é possível destrinchar uma caralhada de coisas sobre o tal pau de selfie, afinal, sempre está surgindo um burburinho a mais ou a menos. Mas é uma discussão sem fim entre haters e no haters que sem dúvidas não vai render sequer um sorvete seco. O negócio mesmo é aceitar, conviver em harmonia e eventualmente partilhar de uma ou outra selfie com ou sem pau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário