sábado, 28 de dezembro de 2013

Encarando um Windows Phone 8

Em janeiro vai fazer 2 anos de um intenso relacionamento com meu iPhone 3GS. Eu sei que quando comprei a bagaça ele já era considerado "velho", mas costumo dizer que foram os R$ 999,00 reais mais bem investidos. Já aproveitei muito o aparelho, e acho ele excelente para as minhas necessidades, exceto no desempenho que a cada dia vem caindo. Quando saiu o iOS 6 no ano passado, não arrisquei atualizar (sim, ele ainda está com a versão 5.1), justamente pelos poucos benefícios que iria receber, além de instalar um sistema que consequentemente exigiria mais "poder" de um hardware antigo. Agora com o iOS 7, mais problemas surgem, pois nem existe versão para o 3GS, e algo que pode começar a incomodar um pouco é a falta de compatibilidade com versões mais antigas do sistema na hora de instalar aplicativos.

Pensando em investir em algo mais atualizado, nos últimos dias comecei a pesquisar alguns aparelhos. No início eu estava bastante instigado em comprar um iPhone 4S, pois tinha esperança que com o lançamento dos modelos 5C e 5S no Brasil, o preço do irmão mais velho poderia despencar. Como nada aconteceu, comecei a ver com outros olhos o Motorola G a.k.a. Moto G, um grande destaque no quesito custo X benefício, mas como não simpatizo tanto assim com o Android (desculpem os amigos desenvolvedores), talvez pela minha frustrada tentativa de utilizar um Motorola Razr D1 no início do ano e seu lamentável fim. Pensei também em investir no LG Fireweb, um dos pioneiros pela inclusão do Firefox OS 1.1 no mercado móvel. O preço chamou a atenção, o design também, mas pelo pouco que usei e pensando aqui com meus botões, cheguei a conclusão que o sistema ainda é muito prematuro, apesar de todo o marketing referenciando a integração com a internet durante o uso dos aplicativos, devido a implementação de HTML 5 no código fonte.


Um amigo já havia comentado: "Porque não tenta um Windows Phone 8?". Fazem uns 4 anos desde minha última experiência com "Windão" no celular, mas sem comparações aos recursos disponíveis hoje. Então, comecei analisando um Nokia Lumia 520, mas em seguida já passei pra um Lumia 620, chamando atenção pela câmera frontal e compatibilidade com tecnologia NFC, pois além do design, essas são as únicas diferenças notáveis entre os dois aparelhos. Ambos possuem processador de 1 GHz Dual Core, 512 MB de memória RAM e 8 GB de armazenamento interno, basicamente o que mais importa na hora de avaliar.

O preço também contou vantagem, pois o único aparelho que eu estava disposto em investir um valor maior era um iPhone. Como não rolou, desde semana passada estou com o Lumia 620. Vou confessar que a primeira impressão foi meio estranha, ainda não sei explicar o motivo, mas acho que aos poucos estou até curtindo:

Nokia Lumia 620
   
O design é bastante agradável

Removendo a tampa traseira - Conector do fone de ouvido também é removido

Nas próximas semanas provavelmente estarei publicando maiores detalhes sobre o uso do aparelho, incluindo todos os "prós" e "contras". Se quiser, acompanhe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário