domingo, 18 de agosto de 2013

Como foi a 1ª edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos

Conforme havíamos anunciado alguns dias atrás, durante a tarde do último sábado (10/08/13), ocorreu a 1ª edição do Fórum TcheLinux Vale dos Sinos na FTEC de Novo Hamburgo. Apesar da chuva e do clima frio, diversos seguidores e entusiastas do software livre, famintos por conhecimento, estiveram presentes no campus da universidade, transitando entre as salas reservadas para as palestras, classificadas nas categorias Developers, Users e SysAdmin.


Considerando que fiz parte da comissão organizadora do evento, acabei ficando responsável pela Sala SysAdmin, auxiliando e prestando suporte aos palestrantes e ouvintes. Assim fui contemplado pela palestra do senhor André Machado, militante e defensor da cultura por trás do Debian, que por sinal, ministrou a palestra "Debian Linux kernel tuning cargas extremas I/O ambiente corporativo, sgbd, email", falando sobre a gestão do sistema operacional em ambientes de grande escala, gerenciando e escalonando processos e serviços. Em seguida foi a vez do senhor Roberto Cohen com a palestra "Quaizer, sucessor do Ocomon", uma aplicação que vem sendo desenvolvida por ele e o sócio ao longo de alguns anos, baseada em web e totalmente open source, a qual trata da gestão de chamados técnicos voltados para área de TI, uma solução interessante para equipes que prestam suporte para um grande grupo de usuários. Devido a uma troca nos horários, na sequência tivemos Daniel Bauermann, um dos fundadores e figuras mais conhecidas do Software Livre VS, trazendo a palestra "Monitoramento da rede de A a ZABBIX", comentando sobre as diversas funções que a ferramenta oferece e a experiência que ele possui utilizando a aplicação para uso profissional, a qual ele descobriu ainda na época de faculdade. Por último, tivemos Luiz Guaraldo, administrador de sistemas e especialista em segurança da informação, apresentando a palestra "Backup Corporativo com Bacula", demonstrando a ferramenta e comentando sobre os benefícios em torno do uso da mesma.

André Machado - Debian Linux kernel tuning cargas extremas I/O ambiente corporativo, sgbd, email

Roberto Cohen - Quaizer, sucessor do Ocomon

Daniel Bauermann - Monitoramento da rede de A a ZABBIX

Luiz Guaraldo - Backup Corporativo com Bacula

Confraternização no encerramento do evento

No fim das palestras, todos foram convidados para a sala de conveniência, onde foi oferecido um coffee break, além do sorteio de diversos brindes. Sem dúvidas, para a primeira edição, o evento foi excelente! Uma pena que conforme já comentamos, o clima não ajudou muito, além da ausência de duas figuras esperadas; uma delas o palestrante mais jovem do evento, o garoto João Pedro Guimarães, que com apenas 12 anos, iria falar sobre software livre na educação, apresentando a palestra "Educação, Linux, windows. Como amadurecer". Outro que fez muita falta foi o coordenador e organizador de todo o evento, meu amigo Marcos Barbosa, quem por motivos de saúde, não conseguiu comparecer. Mas tenho certeza de que a FTEC continuará apoiando essa iniciativa e no próximo ano, mais uma vez será o "braço direito" do evento, oferecendo o espaço e permitindo que possamos desenvolver atividades maiores e mais movimentadas, contribuindo para o aprendizado e entrosamento da comunidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário