terça-feira, 14 de junho de 2011

Maiores detalhes: Dev Day 2011

Conforme prometi, porém, um tanto atrasado, vamos a mais alguns detalhes sobre o Dev Day 2011, um evento voltado para desenvolvedores, assim como também, o público da TI em geral, o qual foi promovido pela Sisnema Informática, no dia 04/06/11 (sábado) tendo início das 9h até 18h no Hotel Plaza São Rafael em Porto Alaegre RS.



O pessoal foi dividido em dois grandes auditórios, sendo que no "mais simples", as apresentações eram transmitidas por vídeo conferência, acontecendo no auditório ao lado.

Basicamente posso afirmar que foi uma grande maratona de palestras, todas classificadas como um bom nível, ministradas pelos próprios profissionais que atuam como instrutores no centro de treinamentos da Sisnema.
Como era de se esperar, alguma eventual propaganda, um jabázinho básico ocorreu, incluindo o sorteio de diversos brindes (mochilas, camisetas, cursos) e até mesmo dinheiro...sim, o presidente da Sistema, Jones Maldaner estava bastante generoso, e compartilhou conosco dois sorteios de R$ 500,00 reais em dinheiro, mais um de R$ 1000,00 reais. Ainda no final, foi sorteado um Samsung Galaxy Tab.


Bom, vou parar de falar dessas firulas, pois, os organizadores ainda não me pagam nada pra isso...então, vamos ao que interessa, o conteúdo.

Da forma que comentei, foi realmente muito conhecimento para se adquirir em um único dia. Apesar de que, para quem é atento ao mundo da tecnologia e está sempre em busca de tudo o que rola por aí, muita coisa provavelmente já estava manjada...


# Desenvolvimento Web:

Na primeira palestra, Rafael Silva mostrou algumas facilidades de interação da linguagem PHP com SQL, focando na questão de ser realmente simples as implementações dessa linguagem com bancos de dados.
Vários exemplos práticos foram mostrados em tempo real, provando que as técnicas apresentadas realmente funcionam.


Rafael também comentou fortemente o uso do RadPHP, uma IDE que implementa muito bem o desenvolvimento de PHP, assim como também, com outras interações, levando em consideração o uso de orientação a objetos.
Pelo que ele comentou, a grande "sacada" da ferramenta foi quando ocorreu a venda da mesma pela Borland para a Embarcadero, a qual, trabalhou em boas melhorias, até então.


# Utilização de métodos ágeis:

Mais um assunto bastante importante ressaltado entre as palestras apresentadas, foi o uso de métodos ageís para o desenvolvimento de diversas atividades, abrangendo a área de desenvolvimento, assim como, o XP (Extreme Programing).

Pelo que se pode perceber das experiências de pessoas que já trabalharam com a migração para esses métodos, é visto que a partir do ponto que existe essa implementação, a equipe de desenvolvimento fica mais unida e participativa, considerando o fato de que os programadores envolvidos em determinandos projetos começam a trocar ideias, surgindo propostas construtivas para o trabalho.

Segundo os mais experientes, os métodos ágeis podem ser de fácil implantação em empresas brasileiras, pois, se norte americanas como Dell e HP utilizam essas formas de trabalho (lembrando que a cultura deles pode muitas vezes ser mais conservadora), porque com os brasileiros seria diferente?


# Desenvolvimento Mobile:

Quando o assunto partiu para mobile, a discussão foi bastante grande.
Em formato de "mesa redonda" os ministrantes se reuniram para comentar o futuro dos dispositivos mobile.

Puxando mais para o lado do Android, mas contanto vantagem o fato de que a Apple após mais de 20 anos ter ultrapassado o lucro da Microsoft, afirmações como "o fim do desktop chegou" foram feitas.

Bom, nesse ponto precisei descordar, pois, a ideia de que um simples tablet de 10" multitouch vai substituir, ou melhor, já substituiu um desktop de 17" polegadas, controlado por um teclado e mouse físicos é bastante prematura, ao meu ponto de vista...

Com a abordagem dessas questões, discussões fazendo referência a ferramentas para desenvolvimento mobile e seus usos, assim como também armazenamento na nuvem (sistemas operacionais web) foram citados, porém, nada de muito relevante.


Enfim, acho que esse pode ser um breve resumo de tudo o que vimos, porém, ainda tenho alguns arquivos em vídeo para publicar, o que espero estar fazendo muito em breve.

Agradeço a compranhia da galera da faculdade que estava junto lá, assim como também, outras pessoas que conheci no evento.

Até o próximo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário