sexta-feira, 28 de novembro de 2025

Minha primeira experiência na Pearson: Nova plataforma de certificações da ServiceNow

Não é muito comum eu falar sobre isso aqui no blog. Na verdade, não tem sido comum eu aparecer por aqui. 😆 A vida não é mais a mesma de 10 ou 15 anos atrás, quando eu escrevia mais de 200 postagens por ano. Mas enfim... Só quero compartilhar uma experiência recente que tive com a nova plataforma de provas para adquirir certificações da ServiceNow – a ferramenta com a qual eu trabalho. Portanto, segue o fio (OK, não tem fio aqui, só usei a expressão 🤭).


- Com a prova agendada, ao acessar a opção "My exams" em My Learning na ServiceNow University, é possível clicar na prova para ver os detalhes do agendamento. Nesta tela, tem um botão verde com a opção "Run a system test". Este teste pode ser executado previamente ao momento da prova. Seguindo os passos, um arquivo ".zip" será baixado e ao extrair, há um executável (pelo menos é o que ocorre no MacOS) chamado "OnVUE". Ao executar o aplicativo, o teste inicia. Será solicitado um código que é fornecido na página onde foi feito o download. Este teste valida o microfone, os speakers e a webcam do seu computador, além da conectividade, demais aplicativos terceiros – que preferencialmente devem estar fechados – e faz uma simulação – baixando arquivos dependentes para "preparar" o computador para o exame – da execução da prova. Se ocorrer tudo certo, o teste já ficará registrado como executado com sucesso no seu computador, não sendo necessário refazer.

- Na página onde se acessa a prova, 30 min antes do horário agendado, um botão denominado "Check-in" vai aparecer na tela. Ao clicar, é iniciado o processo.

- Será necessário acessar uma página pelo celular (pode abrir via QR Code que vai aparecer na tela ou digitar o endereço). Nesta página, será necessário:

○ Enviar uma foto do rosto (estilo foto 3x4)
○ Enviar uma foto do seu documento
○ Enviar 4 fotos do seu ambiente – mostrando a mesa e o computador onde você fará a prova nas seguintes posições:

§ Frente
§ Atrás
§ Esquerda
§ Direita

- Após enviar as fotos, a etapa no celular é concluída e a continuidade no processo segue pelo computador. O próximo passo é você entrar em uma fila para iniciar o exame. Se necessário, eles podem falar com você pelo chat, via ligação no telefone que foi informado previamente ou pelo áudio do computador (no meu caso, ninguém falou comigo por nenhum dos canais). O que ocorreu foi aparecer uma tela de confirmação indicando que a prova iria iniciar.

- Sua tela será monitorada, o acesso a outros aplicativos do computador não é permitido e seu vídeo será monitorado e gravado durante todo o tempo do exame.

Pontos interessantes:

- Aparentemente não é mais necessário ter uma webcam externa como era o requisito na Kryterion. Nas documentações, não vi nada falando sobre essa necessidade, mas também não vi nada falando sobre a não necessidade 😅. Contudo, eu usei minha webcam conectada no notebook, mas nas instruções – já no teste dos requisitos – pede para você deixar a câmera de maneira que pegue o seu rosto apenas. Então, eu deixei a minha presa na tela do notebook. Ou seja: não é mais necessário que a webcam filme você na lateral, e por isso, a webcam do notebook deve ser suficiente, pois também não pedem mais o "giro" em 360 graus da câmera pelo ambiente como também era exigido na Kryterion.

- Agora, mesmo quando você é aprovado, você terá acesso ao seu score de acertos. No Webassessor isso acontecia apenas se o candidato era reprovado.

- A prova continua no mesmo formato: 4 questões de múltipla escolha, algumas vezes havendo mais de uma alternativa correta, mas sempre indicando no enunciado. Não mudou a estrutura da prova (a ServiceNow nunca disse que isso iria mudar, mas percebi que algumas pessoas da comunidade estavam com este receio). Detalhe: ao se preparar para a prova, é fundamental consultar seu blueprint na ServiceNow University, que oferece, por sinal, exemplos de perguntas.

OBS 1: Talvez já exista algum (ou alguns) KB(s) que relatem todos os pontos que eu trouxe aqui e inclusive em mais detalhes (se eu descobrir, depois faço um update por aqui). Porém, eu ainda não encontrei. Até agora, os KBs que estou acompanhando que falam sobre a Pearson são os seguintes:

OBS 2: Se você já fez prova na Pearson para alguma outra empresa (diferente da ServiceNow), provavelmente se familiarizou com tudo o que relatei aqui. Entretanto, esta foi minha primeira experiência. De provas oficiais para certificação, só tenho experiência com a ServiceNow (que antes era Kryterion/Webassessor) e há muitos anos com a plataforma que a Axelos utilizava para aplicação das provas da ITIL (que eu não lembro o nome).

domingo, 2 de novembro de 2025

Você também trocava música por Bluetooth?

Isso era muito comum lá por meados dos anos 2007 e 2008. Se o coleguinha tinha uma música que você curtia, nada de procurar no Spotify ou no seu "tocador" favorito. Isso não existia! O negócio era ligar o Bluetooth do celular e pedir para o amigo te enviar a faixa. Aí vocês colocavam os dois aparelhos – um do lado do outro – e esperavam até que a transferência fosse concluída. 😮

Trocar música por Bluetooth

Mas não eram todos os celulares que tinham Bluetooth. Alguns possuíam apenas infravermelho, o que também funcionava, apesar de ser mais limitado. Os aparelhos mais baratos nem infravermelho ofereciam. Lembro que ganhei meu primeiro celular com Bluetooth em 2008, quando estava no último ano do ensino médio. Eu conseguia enviar e receber algumas músicas  acho que poderia ter no máximo umas 5 músicas na memória   já que o espaço de armazenamento era bem limitado – e acabava utilizando as músicas apenas para colocá-las como toque 😅.

P.S.: Se você quer saber mais sobre como o Bluetooth do celular era utilizado na época que comentei, encontrei um post de 2008 da Extra falando sobre o assunto. Enjoy! 😙

Série de postagens: "Você também"

Eu nasci em 1991. Portanto, vivi minha infância ao longo da década de 1990 e minha adolescência nos anos 2000. É muita nostalgia lembrar deste tempo e isso traz um quentinho no coração da gente. Afinal, relembrar é viver!

Por isso, estou criando uma série de postagens aqui no blog, a qual, vou chamar de "Você também". Nestes posts relembrarei hábitos nostálgicos – principalmente envolvendo tecnologia – que fizeram parte desta época mágica da minha vida – e de quem também é deste tempo –, até entrar na fase adulta.

Você também

Se gostou da ideia e quer saber mais, me acompanhe nestas postagens bacaninhas. Atualizarei este post aqui com os links de cada novo texto da série. Basta acompanhar a lista abaixo: