domingo, 3 de novembro de 2013

O que fazer se seu celular escapuliu e pulou na água

Não é nada fora do comum as pessoas deixarem seus aparelhos acidentalmente pularem na água. Basta um descuido e "Flopt! Glup, glup, glup...". Porém, nem tudo está perdido. Na realidade, boa parte das pessoas conhece essas mandingas pra fazer o aparelho voltar a vida, mas considerando que no último mês conheci alguns não felizardos que mergulharam seus companheiros na água, achei que não custava pesquisar e ver o que a galera anda recomendando:

1. Remova a bateria - Sem pensar duas vezes, juntou o aparelho da água, a primeira coisa que você deve fazer é retirar a bateria. Pois como todos sabem, a bateria é a fonte de alimentação do aparelho, fornecendo tensão e corrente para placa principal e seus componentes. Caso a água chegue em determinada trilha ou componente energizado, pode ocorrer um curto circuito, afetando demais regiões da placa ou componentes.


2. Seque o aparelho - Utilizando um pano seco ou toalha, seque o aparelho da melhor forma que conseguir. Enquanto estiver secando o dispositivo, tente segurar o mesmo na posição vertical, efeito que pode ajudar a escorrer a água acumulada internamente. Aproveite e remova também o SIM Card e o cartão de memória. Seque esses componentes de forma independente. Quando estiverem totalmente secos, tanto o SIM Card quanto o cartão de memória já podem ser utilizados em outros aparelhos, pois são componentes que dificilmente estragam apenas por entrar em contato com água.

3. Mergulhe o aparelho no arroz cru - Pode parecer bobagem, mas dizem que mergulhar o aparelho em um pote de arroz pode ajudar na absorção da umidade impregnada. Por isso, após estar com o dispositivo aparentemente seco, mergulhe totalmente o mesmo em um pote de arroz cru com tampa e deixe lá por cerca de 24 horas. Os grãos de arroz executam a mesma tarefa da sílica gel, aquelas bolinhas de cristal embrulhadas em pacotinhos distribuídos dentro das embalagens dos eletrônicos para prevenir e retirar a umidade.


Depois de seguir esses passos, você já pode tentar ligar seu aparelho novamente. E se você tiver sorte, o bicho vai ligar normalmente. No entanto, como tudo isso é baseado em teorias, nada sendo confirmado cientificamente, vale considerar a dica de alguns quanto deixar o aparelho até 72 horas sem ligar, após ter ocorrido o acidente aquático. Outra dica é caso você resolva utilizar um secador de cabelo para secar o aparelho, em momento algum coloque na função quente. Pois o ar quente em contato com a placa pode soltar as trilhas ou mesmo componentes e demais peças. A função do vento soprando seria afastar as gotículas de água para fora do aparelho e não evaporar. Isso vale também quanto a secagem ao sol, não coloque em hipótese alguma.

Caso não seja possível remover a bateria do seu aparelho, por mais que as chances de "salvação" diminuam, apenas desligue o aparelho, remova o SIM Card e o cartão de memória e seque da forma que conseguir, em seguida mergulhando no arroz.

Se você deixou seu aparelho molhar com água do mar, as chances de recuperar são menores ainda, no entanto, remova a bateria, o SIM Card e o cartão de memória, e lave o mesmo com água fresca e corrente. O ideal é água destilada. Esse "segundo banho" é para remover os cristais de sal trazidos pela água do mar, podendo corroer os componentes eletrônicos do aparelho. Após esse banho, siga secando e colocando o dispositivo no arroz.

Fonte: Oficina da Ner, Mobizoo e PC World

Nenhum comentário:

Postar um comentário