terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Tipos de Carreira: Líder ou Técnico

Certamente todo o indivíduo, em algum momento da sua vida, já se questionou ou mesmo foi questionado sobre o rumo da sua carreira. Para alguns, desde o início, é claro o caminho que mais lhe convém. Já para outros, o cenário vai clareando as poucos, conforme as experiências são vividas.

A esfera mais prática é o limiar entre posições de liderança e técnicas. Para isso, existem diferentes maneiras para um profissional posicionar-se, seja de forma planejada ou simplesmente na medida que as oportunidades surgem. A seguir, compartilho um quadro que elaborei sobre estes tipos de carreiras, diferenciando carreira em Y, X, W e linear.

clique na imagem para ampliar

Além desses quatro pontos de vista em relação as posições funcionais, também existe uma forma mais teórica de caracterizar a diversidade de carreiras existentes no mercado. Dentre elas, estão carreira corporativa, carreira do empreendedorismo, carreira de especialista e carreira sociopolítica, como bem definidas em um artigo publicado pelo site Administradores. Em uma outra publicação, mas esta feita pelo Mundo Carreira, cita-se também carreira burocrática e carreira acadêmica, que são tão notáveis quanto as demais.

E com isso, só posso dizer que feliz daquele que tem um plano de carreira bem definido, ou trabalha em uma empresa que apoie e ofereça o suporte adequado para traçá-lo e aplicá-lo. A gama de elementos correlatos que esse tema pode envolver é imensa. Realização profissional, equilíbrio entre trabalho, família e finanças, são só alguns deles. Por isso, toda a decisão deve ser bem lapidada antes de tomada, pois o reflexo e as consequências disso repercutem significantemente na vida profissional de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário