quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Viu que a Microsoft anunciou o fim dos Clip-Arts?

Dependendo da sua idade, talvez você nem chegou a conhecer os famosos clip-arts, aqueles desenhos (fofinhos???), descrevendo diversos objetos, utilizados na maioria das vezes em apresentações ou trabalhos para ilustrar determinada situação ou simplesmente "quebrar o gelo".

Os clip-arts eram famosos durante a década de 1980, utilizados em aplicativos de editoração como o Adobe Pagemaker, e mais tarde, a partir da década de 1990, passaram a integrar as edições do Microsoft Office, seguindo um legado de quase 20 anos. A partir do Office 2013 a Microsoft desvinculou o recurso, pois com o advento das conexões, a facilidade e conhecimento dos usuários, procurar na internet uma imagem de boa qualidade não era mais um problema, tornando assim a pequena biblioteca dos clip-arts pouco utilizada.


Mesmo não estando disponível na última versão do pacote, até meados da semana passada a Microsoft ainda oferecia o recurso através do endereço office.microsoft.com, no entanto, em comunicado a empresa informou que está descontinuando o suporte ao acervo. Em contrapartida, confirmou que vai disponibilizar um novo sistema de buscas por imagens integrado ao Office, a partir do qual, o mecanismo deverá utilizar o Bing Imagens como fonte, filtrando apenas por arquivos classificados como Creative Commons, não impactando em restrições impostas pelo licenciamento e direitos do autor.

E se você ainda usava os clip-arts ou quer matar as saudades dos tempos de glória desse acervo, uma garimpada no Google pode trazer resultados indicando sites que oferecem o material, o mesmo conteúdo ou similar ao que era disponibilizado pela Microsoft.

Fonte: Info e TechTudo

Nenhum comentário:

Postar um comentário