sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Yahoo diz adeus ao Alta Vista

Criado em 1995 pela Digital Equipment Corporation (DEC), na época fabricante de computadores, até meados do ano 2000 o Alta Vista era um dos buscadores mais populares na internet, quando abocanhava 20% do mercado de buscas. Enquanto os outros buscadores populares, tais como Lycos, Infoseek ou o próprio Yahoo!, tratavam suas bases de dados para pesquisas como "catalagos de sites", o Alta Vista era capaz de ler as informações diretamente dos sites, inserindo esses dados em um índice, o que tornava as buscas mais rápidas e precisas, destacando e proporcionando popularidade ao sistema. Essa característica fazia parte de uma estratégia da DEC, partindo da intenção em demonstrar o poder de processamento que os computadores fabricados pela mesma poderiam oferecer, sustentando tal algoritmo durante as consultas.


Em 2003 o Alta Vista foi comprado pela Overture Services e meses depois, o Yahoo! comprou essa companhia, consequentemente assumindo o comando do Alta Vista e outros serviços oferecidos pela empresa, e assim foi até o dia 8 de julho de 2013, quando o Yahoo! desativou definitivamente o funcionamento do Alta Vista. No início de julho, o Yahoo! divulgou a decisão, juntamente com o anúncio da interrupção de outros 11 serviços também mantidos pela empresa e que serão desativados até o dia 28 de setembro. E são eles Yahoo! Axis, Yahoo! Browser Plus, Citizen Sports, Yahoo! WebPlayer, FoxyTunes, Yahoo! RSS Alerts, Yahoo! Neighbors Beta, Yahoo! Stars India, Yahoo! Downloads Beta, Yahoo! Local API e Yahoo! Term Extraction API. A estratégia relacionada a descontinuar serviços defasados e pouco utilizados faz parte das mudanças que vem sendo tomadas pela CEO Marissa Mayer, alegando como medida a economia de esforços, dedicando assim mais atenção aos projetos com maior importância.

Antes de encerrar as atividades, os domínios relacionados ao Alta Vista ainda apontavam para a página de buscas do site, mas desde a data proposta para o encerramento, tudo agora é direcionado para o Yahoo.

O Alta Vista foi a primeira ferramenta online de tradução a ficar popular na rede, oferecendo recursos de pesquisa em diversos idiomas, além da opção de segmentar as buscas por imagens, vídeos e textos, recursos únicos e inovadores para a época.

Como todos sabem, o atual mercado de buscas é liderado pelo Google, mantendo 66,5% de participação, seguido do Bing (Microsoft) com 17,3%, Yahoo com 12%, Ask.com com 2,7% e AOL com 1,4%, conforme estimativas demonstradas ainda em abril de 2013.

Nenhum comentário:

Postar um comentário