domingo, 21 de julho de 2013

Bobina de Tesla foi atração no FISL 14

Uma das grandes atrações na área de exposições do FISL 14 foi a Bobina de Tesla acompanhada da Gaiola de Faraday. O grande transformador com 2,40 metros de altura, considerado o maior do Brasil, capaz de atingir raios de até 3,4 metros e emitir uma tensão na faixa de 700 mil volts, foi uma criação do estudante Gregóry Gusbeti e seu colega João Berlese, alunos do curso de Engenharia Eletrônica da PUCRS. O modelo em questão possui um sistema de gerenciamento que foi instalado alguns metros de distância da bobina, responsável por controlar o acionamento da mesma, além de possuir um modulador de áudio integrado, o qual permite a execução de melodias através das descargas geradas pela bobina.


O maior destaque foi a prática em conjunto com a Gaiola de Faraday, a qual comprovou que é possível isolar totalmente a carga descarregada na sua estrutura. O experimento foi feito com alguns dos diversos voluntários que faziam fila para entrar na gaiola e receber a descarga elétrica.


Gregóry comentou que desde mais jovem sempre demonstrou um grande interesse por eletrônica, e ainda no ensino médio, iniciou as pesquisas para criar o modelo em questão, destacando por sinal, que esse não foi o primeiro, mas sim a maior entre todas as bobinas que criou.

Baseado nos estudos de Nikola Tesla, cientista que viveu entre os séculos XIX e XX, os estudantes comprovam a tese em torno de construir um transformador capaz de gerar tensões muito altas, promovendo também a transmissão de energia elétrica sem fio, questão não muito abordada nos dias de hoje, talvez pelo fato de ser uma energia que não pode ser tarifada, sendo que qualquer um pode utilizar sem controle algum, conforme completa Gregóry.

FISL 14 - Bobina de Tesla tocando Super Mario Bros

FISL14 - Bobina de Tesla tocando Iron Man

O estudante mantém um canal no YouTube, denominado All Eletronics GR, contendo diversas vídeo aulas relacionadas a eletrônica, além da página no Facebook, All Eletronics, que também pode ser acompanhada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário